Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 10.06.20 - 15h41

Recife registra 1.500 vidas salvas nos hospitais de campanha municipais

img_alt

O prefeito Geraldo Julio anunciou a marca na tarde desta quarta-feira (10) e também falou em 10 mil atendimentos na rede de hospitais construídos para atender pacientes com covid-19 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os sete hospitais de campanha, construídos pela Prefeitura do Recife para atender pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19, chegaram a marca de 10 mil atendimentos e 1.500 altas de pacientes. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na tarde desta quarta-feira (10). Desde março, quando decretado a pandemia, a Prefeitura em um esforço no enfrentamento à nova doença, contratou 4.172 profissionais, adquiriu mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares e mais de 3,5 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

“Quero fazer mais um anúncio importante, de que os nossos hospitais de campanha que já contam com 910 leitos de enfermaria e de UTI ativos, chegaram a importante marca de 10 mil atendimentos. E chegaram também a 1.500 altas hospitalares. São 1.500 pessoas que ficaram doentes com a covid-19, precisaram de hospital e foram internadas e tratadas nos hospitais de campanha construídos pela Prefeitura. Essas pessoas foram curadas da covid e já voltaram para casa e estão com suas famílias”, disse o prefeito Geraldo Julio.

O gestor falou sobre a gratidão a todos os envolvidos no combate ao coronavírus. “Eu quero agradecer a todos que participaram da construção desses hospitais, da Secretaria de Saúde, das outras secretarias envolvidas, os operários, engenheiros, técnicos, arquitetos e a todos os outros envolvidos. E agradecer também a todos que trabalham nesses hospitais. Em especial aos profissionais de saúde, mas também a todos os outros profissionais pelo trabalho que eles vem fazendo para salvar vidas em nossa cidade”, pontuou.

Assim que foi decretada a pandemia de covid-19, em março, a Prefeitura do Recife iniciou imediatamente a construção de sete hospitais de campanha. Estão atendendo a população o Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, em Santo Amaro; o Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos e o Hospital Provisório Recife 3, na Imbiribeira; além dos hospitais de campanha erguidos nas áreas externas das Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; Barros Lima, em Casa Amarela; e Arnaldo Marques, no Ibura, além da unidade construída na área externa do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado.

Além destes sete hospitais em funcionamento, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife possui leitos para covid-19 na Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados, e no Hospital Evangélico de Pernambuco, unidade filantrópica conveniada à Sesau. Com isso, a Prefeitura do Recife atinge a marca de 910 leitos para covid-19 ativos - 228 de UTI e 682 de enfermaria. Mais de 10 mil pessoas foram atendidas nos sete hospitais de campanha municipais e nas outras duas unidades que têm leitos da Prefeitura para pacientes com a doença. A estrutura já propiciou mais de 3.200 internações, e mais de 1.500 pessoas já tiveram alta.