NOTÍCIAS

| 10.07.14 - 15h02

Extra da Caxangá tem ilha de refrigeração interditada pela Vigilância Sanitária do Recife

Supermercado Extrabom teve cerca de 200 quilos de alimentos impróprios apreendidos e inutilizados

Os supermercados Extra e Extrabom, ambos localizados na avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, foram inspecionados na pela Vigilância Sanitária (Visa) do Recife na manhã desta quinta-feira (10). O Extra teve uma de suas ilhas de refrigeração interditadas pela Visa por apresentar mau funcionamento e necessidade de manutenção. Já o Extrabom teve a loja fechada por cerca de duas horas, devido à falta de água encanada.

O primeiro supermercado inspecionado foi o Extrabom. No local, inspetores da Visa identificaram produtos congelados e resfriados que estavam sendo armazenados abaixo da temperatura adequada, mas o principal problema foi a falta de água encanada, ocasionada por um problema no bombeamento do poço artesiano. O estabelecimento foi fechado por cerca de duas horas e, após normalizar o abastecimento, voltou a funcionar normalmente.

Na câmara fria havia falhas estruturais e peças de carne sem embalagem e sem identificação. Foram encontrados, ainda, produtos químicos sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foram inutilizados cerca de 200 quilos de alimentos impróprios.

Enquanto no Extra, a equipe da Vigilância Sanitária identificou problemas em uma das ilhas de refrigeração. O equipamento armazenava carnes e alimentos congelados sob uma temperatura acima do permitido. O equipamento ficará inutilizado por tempo indeterminado, até que a falha seja corrigida. No local foram encontrados cerca de 58 quilos de alimentos vencidos ou impróprios para o consumo.

De acordo com a inspetora da Visa do Distrito Sanitário 4, Márcia Campos, a inspeção nas duas lojas foi considerada tranqüila. “Estamos observando, ainda, problemas de temperatura inadequada. A inspeção tem sido freqüente nesses estabelecimentos, mas mesmo assim vimos esses problemas voltar a acontecer. Porém não vimos outros grandes problemas nesta inspeção. Percebemos melhorias nos depósitos e a eliminação de pragas, o que é muito bom”, avaliou.

Os dois estabelecimentos foram notificados pela Visa e responderão a processos administrativos pass A inspeção contou com a presença de inspetores do Procon-PE e do Ministério Público de Pernambuco.