NOTÍCIAS

Turismo | 10.07.15 - 09h50

Letreiro do Marco Zero retirado para manutenção

Equipamento foi constantemente alvo de vândalos. As peças foram depredadas, forçadas, chamuscadas e ainda tiveram seus adesivos arrancados

Um dos principais cartões-postais da cidade foi alvo do vandalismo. O letreiro RECIFE, instalado na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, teve que ser retirado nesta madrugada para manutenção devido aos danos causados contra o patrimônio. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, informa que em 30 dias a peça deve retornar ao seu lugar reformada, garantindo novamente mais um espaço para que os cidadãos possam vivenciar a cidade, ocupando os espaços públicos.

Enquanto a peça estiver em recuperação, no seu lugar ficará a sinalização com a frase "Equipamento em manutenção devido ao uso incorreto e aos atos de vandalismo" e ainda informa à população um telefone para quem quiser denunciar atos criminosos contra ao patrimônio: 3355-8452.

Apesar de o equipamento ser resistente e próprio para a interação das pessoas, o uso incorreto prejudicou sua estrutura. Os danos foram muitos. As peças foram forçadas, amassadas, tiveram adesivos retirados e algumas partes da estrutura estavam chamuscadas.

Recentemente, a Secretaria de Segurança Urbana do Recife, através da Guarda Municipal, apreendeu quatro menores de idade praticando atos de vandalismo no letreiro do Marco Zero. Através das câmeras do Centro de Operações da PCR, os monitores visualizaram a ação e acionaram os agentes da área. Os menores, de 12, 14 e 16 anos, foram encaminhados à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), onde foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência, e levados ao conselho tutelar após os pais serem chamados.

Sobre a estrutura:
Cada peça – uma sombrinha de frevo e mais seis letras que compõem a palavra Recife – mede 1,50x2,10x0,80m (base/altura/profundidade). A base para nivelamento, em chapa antiderrapante, tem 12,35x2,80,0,15m (comprimento/profundidade/altura). Além disso, uma plataforma de 1,5 metros foi instalada para que cadeirantes possam interagir com a intervenção.

O letreiro é formado por peças de tubos metalon com cobertura de substrato naval de baixa absorção de calor, para resistir bem às intempéries do clima. O acabamento foi feito com pintura automotiva e aplicação de verniz bi-componente com proteção UV. À noite, o atrativo ganha iluminação especial, direcionada na base das letras em spot de LED RGB.