NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 10.07.15 - 18h24

Prefeitura do Recife promove reuniões técnicas dos comitês do Fórum de ME, EPP e MEI

img_alt

Entre os encaminhamentos, está uma oficina de desburocratização para melhor atender os empreendedores. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Diversas entidades e empresários participaram, na última quinta-feira (9), das reuniões técnicas dos três comitês do Fórum de Microempreendedores, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais. O evento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, ocorreu no Centro de Educação do Sebrae, no bairro da Ilha do Leite. 

A primeira reunião foi do Comitê de Tecnologia, Inovação, Informação e Formação Empreendedora que discutiu pautas como atendimento descentralizado da Sala do Empreendedor nos Bairros, novas Salas do Empreendedor, entre outros. Participaram da reunião representantes do Porto Digital, Sebrae, Banco do Brasil, Associação das Micro Empresas de Pernambuco (Femicro), Centro de Estudos de Sistemas Avançados  (C.E.S.A.R), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio) e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). 

Para a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Roseana Amorim, as reuniões são a forma do Poder Público se aproximar de outras entidades e dos empreendedores. "Estamos ressaltando sempre a importância que tem esse Fórum. Aqui, cada um traz suas ideias. Muitas ações que deixaram de acontecer, hoje, passam a ser viáveis. Na soma das ideias, fazemos uma grande construção e a Prefeitura entende que é uma parte importante disso", comentou.

Entre os encaminhamentos, está a integração de empresas que fomentam a  Tecnologia e Inovação em Recife para contribuírem no desenvolvimento de políticas públicas para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais.

Já o Comitê de Investimento, Financiamento, Comércio Exterior e Integração teve como pautas a diferenciação de taxas de acesso ao Sistema de Licitação-E e linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O objetivo deste colegiado é fomentar o acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas. Participaram, entre outros, representantes do Banco do Brasil, Fiepe, Banco do Nordeste, Sebrae e Femicro.

À tarde, aconteceu o encontro do Comitê de Racionalização Legal e Burocrática. A discussão girou em torno da redução de taxas. Será realizada uma oficina de desburocratização, ministrada pelo Sebrae, para os servidores municipais, com objetivo de dar agilidade aos fluxos dos órgãos da Prefeitura do Recife. Estiveram presentes representantes das diversas secretarias municipais, Receita Federal e Sebrae.