NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 10.08.15 - 17h17

Recife debate regulamentação de selo verde para construções sustentáveis

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife apresentará uma proposta preliminar da certificação. Iniciativa contemplará as moradias populares

Um debate sobre a regulamentação de selos para construções sustentáveis será promovido, nesta quarta-feira (12), pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS). A certificação, que já está prevista em lei, será discutida na 4ª reunião do Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Comclima), das 9h às 13h, no auditório do Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

No evento, aberto ao público, a SMAS apresentará uma proposta preliminar de certificação, com foco em quatro eixos: eficiência energética, cobertura vegetada (solo ou superfícies construídas), otimização do consumo da água e suportes à mobilidade (bicicletário, banheiros com chuveiros na área comum de prédios, etc). A intenção é estimular o uso de materiais ecologicamente corretos, artifícios arquitetônicos que privilegiem a iluminação natural indireta, além de mecanismos para reuso e diminuição do desperdício de água.

“A certificação faz parte de um conjunto de estratégias para diminuir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na cidade. A expectativa é que ela incida de forma mais representativa na redução de CO2 proveniente do consumo energia na construção civil”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa. Segundo ela, o inventário de GEE do Recife aponta que o setor hoje é responsável por 15% das emissões no município.

Afora as edificações convencionais, o projeto do selo recifense pretende contemplar as moradias populares. “Existem soluções de baixo custo que podem ser adotadas por todos. Em parceria com a ONG Habitat para Humanidade, testamos 10 soluções voltados para esse público. A ideia é estimular que essas medidas sejam adotadas nas comunidades. Elas geram benefícios tanto para a natureza quanto para o orçamento das famílias, como a economia na conta de luz e de água”, explica Cida Pedrosa.

Na reunião, também haverá uma palestra sobre a experiência de selo verde da Prefeitura de Belo Horizonte (MG), que foi pioneira neste tipo de iniciativa no Brasil. A apresentação será feita pelo gerente da Secretaria de Meio Ambiente da capital mineira e idealizador do Selo BH Sustentável, Weber Coutinho. Lá, o programa de certificação foi implantado para empreendimentos públicos e privados desde 2012.

Ainda participarão do debate Socorro Leite, representante da ONG Habitat para a Humanidade; José Antônio de Lucas Simon, vice-presidente do Fórum de Construção Sustentável do Sinduscon-PE; o arquiteto Pablo Patriota, da Jirau Arquitetura; e Igor Albuquerque, gerente de Mudanças Climáticas do Iclei (Local Governments for Sustainability). Todos têm atuação na área de projetos habitacionais e não habitacionais com foco em construções de menor impacto à natureza.

COMCLIMA – Criado pelo prefeito Geraldo Julio, o Comclima é formado por seis secretarias municipais, instituições públicas e da sociedade civil com a missão de estabelecer políticas para enfrentar o aquecimento global. Ele é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e composto pelas pastas de Planejamento e Gestão; Desenvolvimento e Planejamento Urbano; Mobilidade e Controle Urbano; Infraestrutura e Serviços Urbanos; Saneamento e Habitação. O trabalho do grupo insere a capital pernambucana no centro do debate sobre as mudanças climáticas no país.


Serviço

O quê: Recife debate regulamentação de selo verde para construções sustentáveis
Quando: nesta quarta-feira (12), às 9h
Onde: auditório do Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.