NOTÍCIAS

Cultura | 10.09.12 - 12h06

Obra do fotógrafo Edmond Dansot é tema de Café Cultural na Aliança Francesa

[caption id="attachment_25634" align="alignleft" width="334"] Café Cultural “O olho mágico de Dansot”. Foto: Divulgação[/caption]

A trajetória do fotógrafo francês radicado no Recife, Edmond Dansot, será tema de Café Cultural no auditório da Aliança Francesa do Recife – Unidade Derby, no próximo dia 12 de setembro. “O olho mágico de Dansot” é uma homenagem prestada pela Aliança Francesa do Recife, em parceria com a Gerência de Serviços de Fotografia da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), da Prefeitura, a este grande nome da fotografia, falecido aos 87 anos em março último e que dedicou quase 50 anos de sua vida a documentar cenas do nordeste brasileiro.

Na programação do evento há projeção fotográfica representativa da diversidade do trabalho daquele que, segundo a esposa dele, Gisele Dansot, “fotografava com a lente do coração”. Madame Dansot foi responsável pela catalogação do arquivo, trabalho que demandou seis anos para organização - por data, local e tema - e indexação de mais de 120 mil negativos, fotos e cromos. Dando continuidade, haverá palestras com José Afonso Jr. (fotógrafo, pesquisador, professor da pós-graduação de Comunicação da UFPE) e Isabella Valle (fotógrafa, pesquisadora, integrante do grupo 7Fotografia e professora da AESO), com a participação de Gisele Dansot.

O fotógrafo

Edmond Dansot chegou ao Brasil com 13 anos de idade. Formou-se como missionário do Colégio Marista, lecionando em Belém do Pará e no Recife. Após 20 anos de dedicação à Congregação Marista, ensinando matemática, física, francês e desenho - possuía seis licenciaturas -, decidiu largar tudo e se dedicar à fotografia, que havia aprendido com o mestre alemão Fritz Liebmann, do qual se tornou amigo durante sua temporada em Belém. Escolheu o Recife para estabelecer a sua residência e se dedicar à sua nova carreira.
Trabalhou como fotógrafo oficial do Governo do Estado de Pernambuco durante décadas, o que lhe deu oportunidade de acompanhar o crescimento econômico local e deixar como legado o registro da criação de muitas indústrias e de empresas estatais do porte da COMPESA e da CHESF, mas também as ações da SUDENE. Os processos empregados na agricultura, da produção à distribuição e o consumo também foram alvos das suas lentes.

Não foram poucas as personalidades retratadas por Dansot, dentre as quais podemos destacar Miguel Arraes, Capiba, Ayrton Senna, Caribé e Dom Helder. Outro foco de seu interesse foi a produção cultural, registrando a arte, o artesanato e muitas manifestações de outras linguagens artísticas, além do patrimônio imaterial, como atesta a vasta documentação sobre a Missa do Vaqueiro. Sua produção fotográfica sempre buscou um enfoque artístico, que revelava beleza no aparentemente ordinário.

Serviço

Café Cultural “O olho mágico de Dansot”
Auditório da Aliança Francesa do Recife
Rua Amaro Bezerra, 466, Derby12 de setembro de 2012, quarta-feira, 19h
Entrada franca - 120 lugares
Informações: www.af.rec.br
Fones: (81) 3201.6262 / 3325.4312

PARCEIROS / REALIZADORES
Aliança Francesa
Prefeitura do Recife / Fundação de Cultura Cidade do Recife - Gerência de Fotografia do Recife
UFPE
Sete Fotografia
Família Dansot