NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.11 - 19h53

Prefeito participa de Aula Inaugural de cursos de especialização

Os cursos lato sensu serão ministrados pela Unicap e beneficiarão 350 educadores da Rede Municipal

O prefeito do Recife, João da Costa, participa, nesta terça-feira (11), às 19h, no Auditório do Bloco G II da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), da Aula Inaugural dos cursos de Especialização (lato sensu) oferecidos pela Prefeitura a 350 professores da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa é fruto de um convênio assinado pela Prefeitura do Recife com a instituição de ensino superior. Na oportunidade, haverá palestra com o tema: “Educar é Cuidar”, com o professor Dr. Zeferino Rocha, docente do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Psicologia da universidade, além de apresentação cultural com o conjunto MPB Unicap.

A Prefeitura está investindo R$ 990.080,00, valor que inclui os 15% de abatimento conseguido junto à instituição. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Continuada dos professores do magistério e com a viabilização de mais esta formação, o quantitativo dos professores pós-graduados na Rede Municipal passa de 61 para 67%. As aulas terão início na sexta-feira (14). Os locais de cada curso serão divulgados na Aula Inaugural.

Foram oferecidas cinco especializações e cada educador pode optar por uma. São elas: Educação infantil, Arte-educação, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Educação Inclusiva. As inscrições foram realizadas no período de 15 a 26 de agosto de 2011. A medida está em consonância com a Política de Valorização e Formação dos Professores da Rede Municipal, uma das metas da gestão para a melhoria da qualidade da Educação.

Os cursos terão carga horária de 360 h/a, à exceção da especialização em Arte-educação, cuja carga horária é de 390 h/a. As aulas serão ministradas na Universidade Católica, no bairro da Boa Vista, e no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Os professores selecionados atendem a alguns requisitos, como não ter concluído curso de pós-graduação e concordar em permanecer na Rede Municipal de Ensino após a conclusão do curso por, no mínimo, o mesmo período de duração da Especialização, entre outros requisitos.

A Secretaria de Educação realizou uma pré-seleção dos candidatos, de acordo com os critérios divulgados na portaria publicada no Diário Oficial do Município do dia 06 de agosto de 2011. A seleção final foi realizada pela instituição de ensino.

Com a contratação dos cinco cursos, a Prefeitura atende à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina que a União, o Distrito Federal, os Estados e Municípios devem promover a formação inicial, a continuidade e a capacitação dos profissionais do magistério.

O evento contará com a presença da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano; do Magnífico Reitor da Unicap, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens; da Pró-reitora Acadêmica da instituição, Profª. Dra. Aline Maria Grego; do diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Unicap, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; da diretora de Ensino e Formação Docente da Seel, Lenira Silveira, além dos técnicos da Unicap e da Secretaria de Educação.