NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.11 - 15h27

Prefeitura marca presença em abertura de evento internacional na UFPE

Curso capacitará participantes de cinco países sobre a experiência nipo-brasileira em Municípios Saudáveis

O secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, participou, nesta segunda-feira (10), da abertura do III Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis – âmbito do Programa de Treinamento para Terceiros Países Brasil-Japão. A solenidade ocorreu no Auditório João Alfredo, na Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária. Couto representou o prefeito do Recife, João da Costa.

A mesa de abertura foi composta por representantes do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – Nusp/UFPE, da Agência de Cooperação Internacional do Japão – Jica, Agência Brasileira de Cooperação – ABC e Governo de Pernambuco. O público foi recebido por um grupo de maracatu. Em seguida, houve a aula inaugural com a professora doutora Ronice Franco de Sá.

Assim como as duas anteriores, a terceira edição do evento é direcionada a brasileiros e nativos de países africanos de língua portuguesa, como Cabo Verde, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe. Com carga horária total de 168 horas, a qualificação pretende capacitar os 20 inscritos sobre a experiência nipo-brasileira em Municípios Saudáveis e na construção de uma metodologia flexível estruturadora para uso em municípios de pequeno a médio porte.
A pretensão é que eles tornem-se difusores de técnicas e metodologias de trabalho adotadas pela Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis. Com isso, os representantes poderão proporcionar a troca de informações sobre as práticas e técnicas de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local a fim de viabilizar o estabelecimento de um canal ágil de cooperação internacional entre o Brasil e os demais participantes.