NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.11 - 12h17

Recifenses fazem tour pelo bairro da Várzea

O passeio que faz parte do projeto Conheça do Recife passou pela Igreja do Livramento, Matriz da Várzea e Oficina Brennand

O passeio Conheça o Recife, projeto de sensibilização turística da Secretaria de Turismo do Recife, desbravou a Várzea no último sábado (8). Em duas paradas, o público conferiu a Igreja do Livramento e a Matriz da Várzea, onde estão os restos mortais de André Vidal de Negreiros, que participou da Insurreição pernambucana. A última parada foi na Oficina Brennand. Cerca de dez delegados de Turismo do Orçamento Participativo também aproveitaram o passeio para visitar os atrativos da cidade.

Localizada no meio de uma reserva ecológica de Mata Atlântica, a Oficina Brennand é considerada um museu a céu aberto. Em suas terras, funcionou o Engenho São João e a Olaria São João, inaugurada em 1917 e que permaneceu em atividade até 1945. Só em 1971, após retornar da Europa, Francisco Brennand decidiu dar uma nova roupagem à olaria instalando-se definitivamente ali para compor seus trabalhos em pintura e cerâmica. Brennand recebeu influência de Abelardo da Hora, Murillo La Greca e Cícero Dias, entre outros.

Em seus trabalhos, a busca por Deus, a relação do homem com a natureza, a sexualidade e o mistério da reprodução, linguagem considerada pelo artista universal. Na Oficina, destaque para a Praça Mítica, que levou dez anos para ser concluída, em 1989. Durante a visita, o grupo percebeu que Brennand teve a preocupação de preservar as características da antiga fábrica. Alguns tijolos, as estruturas e até os fornos ganharam nova vida e puderam ser contemplados. Uma curiosidade é que Brennand voltou a trabalhar na maturidade, aos 84 anos, com a pintura, sua paixão de juventude.

A turismóloga Cristiane Irta passou o sábado em família no Conheça o Recife. “Já tinha feito o roteiro dos mercados públicos e agora volto à Oficina Brennand com minha família. O projeto é um incentivo para que os recifenses conheçam a cidade”, declarou.