NOTÍCIAS

Cultura | 10.11.11 - 15h26

João da Costa entrega mais uma etapa dos habitacionais da Via Mangue

[caption id="attachment_9296" align="alignright" width="334" caption="Carlos Oliveira"][/caption]

Cento de Sessenta famílias que hoje moram em palafitas na Comunidade Beira Rio serão beneficiadas

 Nesta sexta-feira (11) o sonho da casa própria se tornará realidade para mais 160 famílias do Recife. O prefeito João da Costa entrega, às 9h, cinco blocos do habitacional I da Via Mangue que irão receber moradores que hoje vivem em palafitas na Comunidade beira Rio, no Pina, próximo à Ponte Paulo Guerra. Os três habitacionais da Via Mangue irão abrigar ao todo 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3 já foi entregue e recebeu 352 famílias oriundas das comunidades de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda.

“É o início de uma nova vida para estas 160 famílias, que estão deixando as palafitas para morar com conforto, dignidade, próximo dos locais onde sempre viveram e trabalharam e, além disso, desfrutando de um dos espaços mais valorizados da Cidade”, afirma o prefeito João da Costa.

Os outros cinco blocos do Via Mangue I e o habitacional II devem ser entregues ainda este ano. Ao todo, mais de mil famílias serão beneficiadas pelas intervenções.

Além das moradias, as obras da parte viária já estão em andamento cinco pontos. No Cabanga, Rua Imperial, Saturnino de Brito, Antonio Falcão (Canal do Jordão e de Setúbal) e na Beira Rio, próximo ao shopping Rio Mar. A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, através do PAC da Copa. A intervenção contempla ações de saneamento, habitação e urbanização e representa um investimento de R$ 433,2 milhões.

O projeto prevê a construção de faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. A obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

A Via Mangue contempla ações de saneamento, habitação, urbanização e trará para a Zona Sul da Cidade uma nova alternativa de tráfego com a implantação de uma via que irá do Pina (Ponte Paulo Guerra) até Boa Viagem (altura da Rua Antônio Falcão), margeando o manguezal com 4.750m de extensão. Ela representará a possibilidade de alternativa de tráfego para milhares de pessoas que moram nos bairros da zona sul da cidade e auxiliará no desenvolvimento econômico dessa região, hoje considerada um importante pólo de serviços do Recife em franca expansão.