NOTÍCIAS

Cultura | 10.11.11 - 20h06

Prefeito João da Costa entrega 90 casas em Dois Unidos

Noventa famílias retiradas de casebres às margens do rio Beberibe ganharam, nesta quinta-feira (10), um novo teto para morar. Em solenidade animada por uma orquestra de frevo, o prefeito do Recife, João da Costa, entregou o Conjunto Habitacional R04, no bairro de Dois Unidos, zona Norte da cidade. As moradias, de dois e três cômodos, fazem parte do Programa de Saneamento Integrado da Bacia do Beberibe, que engloba ações também nos bairros de Jacarezinho, Arruda, Campina do Barreto, Água Fria e Fundão. O investimento na obra foi de R$ 3,3 milhões.

Acompanhado do secretariado municipal, João da Costa fez a entrega simbólica da chave das casas para a dona de casa Edvalda Mariana da Silva, moradora da casa nove. “Nós dissemos que o maior compromisso dessa gestão era com o povo mais pobre da cidade, aqueles que moram nos morros, nos alagados, e assim tem sido feito no nosso governo”, afirmou o prefeito.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157627974308465"]
Para a dona de casa Andréia Batista da Silva, 38 anos, a nova casa representa um salto na qualidade de vida. “Antes eu morava com meu marido e minhas três filhas na beira do rio, em uma casinha de um vão. A gente dividia tudo com cortina, entrava muito rato, muita cobra. Agora isso aqui é um palacete, para quem morava na beira do rio”, compara a nova proprietária.

João da Costa detalhou as novas ações em habitação que estão sendo entregues à população: “Esse habitacional é um projeto que a gente fez em parceria com o Governo do Estado, através do Prometrópole. Nesta sexta, estaremos em Boa Viagem para inaugurar mais uma etapa dos habitacionais da Via Mangue”, ressaltou o prefeito. A Prefeitura do Recife entregou, no total, 19 conjuntos habitacionais em dois anos e dez meses.

A política habitacional é um dos pontos fortes da gestão João da Costa. Os recursos do Prometrópole beneficiam a população mais carente”, ressaltou o secretário municipal de Saneamento, José Marcos de Lima. De acordo com o gerente-geral do programa, Pedro Pascoal, o objetivo é revitalizar o entorno da bacia do Beberibe, através de ações de saneamento na região.

As comunidades retiradas de regiões insalubres às margens do rio são relocadas em espaços que contam com um sistema de tratamento de esgoto próprio. No total, o programa beneficia 120 mil pessoas. Os recursos são da ordem de R$ 71.969.194,75 milhões, financiados pelo Banco Mundial com contrapartida da Prefeitura do Recife e Governo do Estado.

Os vereadores Almir Fernando (PC do B), Luiz Eustáquio (PT) e Jairo Brito (PT) participaram da cerimônia, que também contou com a participação da secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna, que representou o governador Eduardo Campos.