NOTÍCIAS

Cultura | 10.11.11 - 17h07

Prefeitura do Recife realiza o seminário "Mulheres e resistência: enfrentamento a violência contra a mulher"

O projeto será apresentado no I Seminário de Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia

Durante a tarde desta sexta-feira (11), das 14h às 16h, o diretor de inovação da Secretaria Municipal de Ciência (SCTDE), Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, Silvio Batusanschi, irá apresentar todo o projeto do Parque Científico e Cultural do Jiquiá no I Seminário de Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. O evento está acontecendo desde a última segunda-feira (07), no auditório professor Newton da Silva Maia, localizado no Centro de Tecnologia e Geociência da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Seminário Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia tem como objetivo sensibilizar a comunidade científica para a necessidade da preservação do seu patrimônio cultural, oferecendo também ferramentas de trabalho para uma melhor conservação e promoção das coleções científicas e de ensino em Pernambuco.

Este Seminário oportunizará a discussão sobre a gestão do patrimônio cultural de ciência e tecnologia em Pernambuco, bem como difundirá conhecimentos sobre métodos e técnicas de conservação destes acervos, além de socializar e dar visibilidade a experiências exitosas que vêm sendo desenvolvidas isoladamente por alguns gestores de coleções de pesquisa e ensino.

A experiência a ser apresentada é a do Parque Científico e Cultural do Jiquiá, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, Governo Estadual e Governo Federal. Localizado a apenas 5 km do

Marco Zero do Recife, o espaço traz um novo conceito urbano, científico e ambiental para a cidade e para Pernambuco. É um parque misto, com vários equipamentos, moderno projeto arquitetônico, arrojado conceito paisagístico, diversos ambientes e inúmeras atividades que irão mesclar a produção do conhecimento, a pesquisa científica, cultura e lazer.

Na área está instalada a única Torre de Atracação do Zeppelin no mundo e serão erguidos equipamentos que irão proporcionar acesso ao conhecimento, à tecnologia e ao entretenimento. Dentre eles estão o Planetário, Museu de Ciências, Centro Vocacional Tecnológico da Indústria Criativa, Memorial dos Cientistas Notáveis, Museu Arqueológico, Praça da Juventude e Escola Ambiental.

A participação do representante da SCTDE acontecerá no painel Acervos do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. Também participam da mesa a coordenadora do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Mariana Dantas; e os representantes do Patrimônio Ferroviário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/PE), Maria Emília Freira; Museu Didático de Minerais e Rochas (UFRPE), Sheila Schuze; Laboratório e Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, Maria do Carmo da Costa; e do Memorial da UFRPE, Ricardo Pacheco.