Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.11.16 - 16h25

Hospital da Mulher chega aos seis meses com mais de 140 mil usuárias atendidas

img_alt

A unidade já é considera referência em diversos serviços (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha, no Curado, está completando nesta quinta-feira (10) seis meses de funcionamento. Para comemorar a data, a direção da unidade reuniu os funcionários para apresentar os resultados do período e para agradecer o empenho e dedicação de todos. Neste período, a maior unidade de saúde já construída na história da Prefeitura do Recife atendeu 141.676 mulheres.

“O HMR nasceu da necessidade da rede e da luta da mulher recifense pelo direito à saúde. Os equipamentos de ponta que estão lá, aliados à equipe de profissionais qualificados, colocam o HMR como uma das unidades mais importantes do país. O Hospital da Mulher é hoje o padrão de excelência e humanização que queremos para o atendimento de toda a população do Recife no futuro”, disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

A celebração dos seis meses de funcionamento aconteceu no auditório da unidade, que ficou lotado. Um vídeo foi exibido com fotos da equipe de todos os setores do hospital. “O hospital tem pouco tempo de existência e muita história de conquistas para contar”, afirmou a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho. “Aqui, buscamos não só promover saúde, mas saúde com dignidade, amor e humanidade”, completou. “Conseguimos atingir muitos objetivos e superar dificuldades. Somos e nos sentimos uma família”, disse o diretor geral do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Filipe Bitu, lembrando que o Hospital da Mulher é um equipamento da Prefeitura do Recife cuja gestão é do HCP.

Desde maio, o Hospital realizou 26.698 exames de imagem, 40.181 consultas e 95.360 exames (incluindo os de imagem e os laboratoriais), o que reflete na fila de espera por alguns serviços e procedimentos médicos. Entre os procedimentos que ajudaram a diminuir substancialmente a lista de espera na rede municipal de saúde estão alguns tipos de cirurgias. O HMR realizou, por exemplo, 1.093 pequenas cirurgias. O incremento na oferta de exames de imagem, por sua vez, também está ajudando a desafogar a rede. Até o momento, foram realizadas 19.281 ultrassonografias, 554 mamografias, 1.181 densitometrias, 1.653 ressonâncias magnéticas, 2.952  raio-x e 1.077 tomografias computadorizadas. 

A unidade também fez 5.089 atendimentos de emergência, aplicou 3.362 vacinas e 1.134 partos (814 normais e 320 cesáreas).  

Referência – Em seis meses, o Hospital da Mulher do Recife se consolidou como referência em muitas áreas, como a da maternidade. O hospital conta com um Centro de Parto Normal (CPN), que assiste ao parto humanizado, da forma como preconiza a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde. O ambulatório LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais transgenitalizadas) é outro serviço diferenciado, com respeito à liberdade de gênero e à orientação sexual. E o Centro de Diagnóstico por Imagem está entre os mais modernos do País.

Um equipamento importante também é o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, serviço que atende mulheres de todo o Estado, vítimas de qualquer tipo de violência. O funcionamento acontece 24 horas por dia. Diferente de todos os outros setores do HMR, em que as mulheres são atendidas por meio da regulação do município, no Sony Santos, o atendimento é por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de marcação prévia. Equipamento da Prefeitura do Recife, o HMR está sob gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco.