NOTÍCIAS

Turismo | 10.11.16 - 10h56

Maracatu é tema dos roteiros de novembro do Olha! Recife Inclusivo

Passeios serão oferecidos nos próximos sábados 12 e 26, com destino ao Maracatu Nação Raízes de Pai Adão

 

Projeto que oferece passeios gratuitos para pessoas com deficiência, o Olha! Recife Inclusivo deste mês de novembro será dedicado às influências da cultura africana nas paisagens e na identidade do povo recifense. Oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o projeto terá duas saídas: nos próximos sábados 12 e 26.

Os inscritos farão uma visita ao Maracatu Nação Raízes de Pai Adão para vivenciar o ritmo de matriz africana que surgiu no Brasil e aprender mais sobre a dança, músicas e adereços usados por das mais antigas e autênticas expressões da cultura pernambucana e brasileira.

Na volta, o grupo fará uma parada no Marco Zero para contemplar a passagem do Recital do Cais, catamarã com uma orquestra de 12 músicos a bordo, que providencia uma trilha sonora à altura do espetáculo que é o pôr do sol recifense.

Nas duas datas marcadas, o passeio sai às 13h horas da Praça do Derby (da rua lateral, que tem uma agência do banco Bradesco na esquina) e retorna às 17h horas para o mesmo local.

Serão disponibilizadas 43 vagas: 29 em um micro-ônibus e 14 em duas vans adaptadas para pessoas com diferença intelectual, surdos, cegos, cadeirantes, usuários de muletas, andadores, com redução/amputação de membros e/ou próteses, além de pessoas idosas com mobilidade reduzida e acompanhantes.

Completam as vagas os representantes da Secretaria de Turismo e Lazer, que recebem e acomodam os inscritos, além do receptivo. Os passeios contam com guia de turismo, um intérprete de língua Brasileira de Sinais (Libras) e um audiodescritor para possibilitar que o conteúdo oferecido seja visto, sentido, assimilado e vivenciado por todos.

As inscrições podem ser feitas amanhã (10) e na próxima quinta-feira (24), a partir das 9h, por telefone. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (81) 3355-8605. Ou, se pessoa surda, pelo e-mail: olharecifeinclusivo@gmail.com.

O Olha! Recife Inclusivo é resultado de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e o Sindicato das Empresas de Fretamento de Pernambuco (Sinfrepe), a Santur Viagens e a Asa Branca Turismo.