Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Assistência Social | 10.11.17 - 18h03

Moradores dos Coelhos participam de Feira de Serviços oferecida pela PCR

img_alt

Orientações sobre saúde e nutrição, vacinação contra a gripe e emissão de documentos foram algumas das ações ofertadas (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Cerca de 400 moradores do bairro dos Coelhos, na região central da cidade, participaram na manhã e tarde desta sexta-feira (10), de uma Feira de Serviços oferecida pela Prefeitura do Recife. Realizada em parceria com o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, ONGs e entidades privadas, a feira aconteceu no Centro Social Urbano do bairro (CSU) e teve como público alvo famílias em situação de vulnerabilidade social. Das 9h às 13h, o público teve acesso gratuito a orientações sobre saúde e nutrição, vacinação contra gripe, emissão de RG e CPF, corte de cabelo, limpeza de pele, dicas de segurança contra acidentes domésticos e oficina de grafitagem, entre outros.


De acordo com Paola Roberta de Souza Medrado, chefe de setor do Centro de Referência de Assistência Social de Santo Amaro (CRAS de Santo Amaro), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, a feira foi um sucesso. “Esta é a 3ª feira oferecida aos moradores da PRA-1 nos últimos três anos, sendo a primeira realizada nos Coelhos. Nosso objetivo é oferecer serviços intersetoriais ligados às políticas públicas municipais e estaduais e também serviços privados complementares, tudo em um só lugar, facilitando o acesso à cidadania”, explicou Paola, lembrando que a feira também fortalece a união desses agentes e dá visibilidade ao trabalho realizado.

A comerciária Sueli Vieira de Oliveira, de 47 anos, moradora dos Coelhos, aproveitou a feira para fazer exames de glicemia, aferir a pressão arterial e cortar os cabelos. “As pessoas envolvidas são simpáticas e prestativas, estou gostando muito. Também trouxe meu filho para participar da oficina de grafitagem”, argumentou. O estudante de Enfermagem, Diogo Martins de Sá, de 22 anos, soube da feira pela imprensa e resolveu tirar a 2ª via da Carteira de Identidade. “Perdi minha carteira original e assim que soube que ia ter essa feira corri pra cá, pois além de rápido, é de graça”, disse, lembrando que economizou R$ 22,00 reais da taxa normal do documento.

A programação da Feira de Serviços dos Coelhos também constou de palestras sobre a Lei Maria da Penha, primeiros socorros e prevenção ao uso abusivo de drogas. Os visitantes ainda puderam trocar sabão em barra por óleo de cozinha usado. Já a Celpe tirou dúvidas sobre a tarifa social na conta de energia e distribuiu lâmpadas de LED para quem levou o comprovante de pagamento da última conta de energia. Já as pessoas com deficiência tiveram a oportunidade de solicitar a emissão do cartão Vem de Livre Acesso ao transporte público.

Outro serviço que também fez sucesso, especialmente entre os mais jovens foi à distribuição de pastas e escovas de dente, feita pela Secretaria de Saúde do Recife. “Além de aprender como escovar de forma correta, ainda ganhei essa linda escova verde. A feira está muito legal”, explicou Aline de Morais Silva, de 15 anos, moradora de Santo Amaro.