Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 10.11.17 - 14h13

PCR e Projeto Redes unem profissionais para debates sobre a política de drogas

img_alt

A ocasião fecha o ciclo do Projeto Redes, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), no ano de 2017. Ao todo, foram três oficinas que levaram profissionais da saúde, assistência social e política de drogas a debater melhoras para os serviços oferecidos aos usuários (Foto: Cortesia)

 

Foi iniciado, nesta quinta-feira (9), o encontro "Pessoas, Drogas e Vulnerabilidade Social", organizado pelo Projeto Redes, da Fiocruz/Senad em parceria com a Prefeitura do Recife através das secretarias de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e Secretaria de Saúde. O primeiro debate foi aberto ao público e reuniu cerca de 150 pessoas.  Fizeram parte da mesa de abertura a socióloga e coordenadora do núcleo drogas e saúde mental da Instituição Viva Rio, Marília Rocha e o consultor em direitos humanos sobre drogas Domiciano Siqueira.

A programação continuou com uma roda de conversa sobre moradia e trabalho para pessoas em alta vulnerabilidade social e, na sexta-feira (10), trouxe os temas "Possibilidades de cuidado e inserção de pessoas que usam drogas em vulnerabilidade social" e "Desafios do cuidado compartilhado entre saúde mental e assistência social".

Domiciano Siqueira, consultor em direitos humanos sobre drogas, explanou sobre o protagonismo de Pernambuco na história da política de drogas do Brasil. "A história da redução de danos passa por Pernambuco, não tem como falar sobre o assunto sem falar daqui, então é gratificante dialogar com essas equipes porque a ciência não se faz com bom senso, se faz com debate", afirmou.

De acordo com Ana Paula Marques, gerente de cuidado da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod/Recife), os usuários ganham uma política mais agregadora quando as diversas políticas se unem. "É sempre agregador para a política de drogas participar de formações em conjunto com a política de assistência social e da saúde para que o nosso serviço se especialize mais, se torne cada vez mais humanizado e eficaz para o acolhimento dos usuários", disse a gerente.