Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 10.11.18 - 13h06

REC’n’Play acaba, hoje (10), no Palco Frei Caneca

img_alt

Primeira grade de shows montada com a chancela da rádio pública mantida pela Prefeitura do Recife termina hoje, com Jornada de MC, a poesia certeira e feminina do Slam das Minas e a ancestralidade do Bongar, entre outras atrações. Programação é gratuita e aberta ao público (Foto: Divulgação)

 

Acaba hoje a programação que celebrou o encontro entre arte, tecnologia e criatividade no Recife Antigo. As atividades do último dia de REC’n’Play fertilizam o sábado e terminam embaixo do Palco Frei Caneca, primeira programação cultural oferecida na cidade com curadoria da Frei Caneca FM, emissora pública mantida pela Prefeitura do Recife.

Neste segundo e derradeiro dia de programação, a primeira atração a subir ao palco, montado na Rua do Observatório, será 1000KLPrap. Na sequência, vai ter Jornada de MCs, Auss & Auss e o Slam das Minas, batalha de poesia organizada e protagonizada exclusivamente por mulheres, que nasceu em agosto de 2017 e já participou de festivais importantes do Brasil, como o Slam BR do ano passado, cuja vencedora foi a recifense Bell Puã. A jovem poeta urbana também representou o Brasil na França, durante a disputa internacional de poesia, comprovando que todo lugar é de fala para as mulheres. A noite encerra com a força e a ancestralidade do Bongar.

Embaixo do palco, a Prefeitura do Recife promoveu mais de 60 atividades dentro do REC’n’Play (http://bit.ly/RecnplayPCR). Hoje, a programação formativa oferecida pela Secretaria de Cultura começou às 9h, com uma oficina sobre o Edital Complementar da Frei Caneca FM, para prestar esclarecimentos aos interessados.

Às 10h, começou uma mesa sobre o graffiti, no auditório do Centro Cultural Correios, com o enfoque: De onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir, com a participação de Mário Miranda e Nathália Ferreira.

No auditório do Cais do Sertão, a partir das 14h, a discussão será sobre A Importância das Batalhas de MCs nos Processos de Transformação Social na Periferia e terá a participação de Dom Negrone, Negrita, Junior Baladeira, Maggo MC, Maria Helena e DJ BIG, que, das 16h às 19h40, comanda uma sessão de live paint (grafitagem ao vivo) e demonstrações de BeatBox, além de batalha de MCs, na Avenida Rio Branco.

Durante todos os dias de evento, estará disponível também a Feira de Empreendedorismo e Cultura Afro, que reunirá expositores da Feira Quilombar de Arte Negra, do Coletivo Quilombar, e da Feira Cultural Jeito Xambá de Ser, da Comunidade Xambá, oferecendo itens de gastronomia, artesanato, moda e entretenimento. Das 14h às 21h, na Praça do Arsenal. 

Primeira noite de shows – Na noite de ontem (9), um grande público acompanhou os primeiros shows do Palco Frei Caneca. A programação contou com novas e consagradas atrações locais e nacionais. A estreante Virgulados abriu o palco, seguida da também jovem e potente Guma e da já aclamadaMadimboo. A noite encerrou com a potência de Romero Ferro, com participação especialíssima de Alice Caymmi, e Barro, com Mariana Aydar. 

Mais cedo, na Rio Branco, teve batalha de hip hop comandada pelo DJ Big, além de diversas mesas e oficinas.

“Esse evento é massa. A dinâmica dentro do bairro é incrível. Participei de várias oficinas desde o começo do REC’n’Play, mas esta noite estou aqui a passeio: vim só ver os shows”, brincou Micael Matheus, 21 anos, estudante de arquitetura.

“Legal demais. Vim ver Romero Ferro. A gente precisa muito de cultura. De graça, melhor ainda”, disse Mirela Cíntia, 22 anos, moradora do Jordão. “De casa até o Recife Antigo é uma verdadeira viagem. Mas valeu a pena” 

“Vim para a batalha de hip hop e decidi ficar para os shows do Palco Frei Caneca. Achei muito boa essa programação. Contemplou todo mundo, funcionou bonito. Tem que ter para sempre! Várias edições. Se possível, uma por semana”, brincou Mariana Oliveira MJ, 36 anos, rapper e assistente social.

Confira a programação do Palco Frei Caneca:

 

Dia 10/11

20h - 1000KLPrap

21h - Jornada de MCs

22h - Auss & Auss

23h – Slam das Minas

0h – Bongar