NOTÍCIAS

Cultura | 10.12.14 - 11h22

Teatro Hermilo Borba Filho apresenta Histórias Recicladas

Catadoras da Coopvila encenam histórias de vida e a luta por trabalho e moradia dignos.

A história real de dez mulheres que saíram do lixão para ganhar a vida com a reciclagem de lixo. Esse é o mote do espetáculo teatral Histórias Recicladas que será apresentado nesta quinta-feira (11), às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, no bairro do Recife. A peça é uma iniciativa da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), de Maceió (AL), e é apresentada pela primeira vez na capital pernambucana, com entrada franca ao público.

A montagem teatral tem como atrizes treze mulheres, com idades variando entre 17 e 55 anos, integrantes da Coopvila e filhas de catadoras, além de uma educadora social que trabalha na comunidade carente Vila Emater II. A peça retrata a história de vida de catadoras que trabalhavam no antigo lixão de Maceió e tem como tema central a Reciclagem e Renascimento. Na intimidade de uma sala de estar as dez catadoras, junto com duas jovens da comunidade e uma educadora social rememoram a trajetória de suas vidas, do interior ao lixão de Maceió até a criação da cooperativa.

O espetáculo Histórias Recicladas tem como objetivo sensibilizar o público para a questão da reciclagem e suas implicações, despertando a reflexão sobre os desafios da construção de uma sociedade justa e sustentável. A partir do questionamento central: “Qual é o lixo de sua vida?” a encenação propõe que todos têm uma segunda chance de vida.

COOPVILA - A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) é um empreendimento de economia solidária situada na cidade de Maceió (AL). Fundada em dezembro de 2008, é formada por 36 cooperados, sendo a maioria mulheres, que antes trabalhavam nas ruas ou no antigo lixão de Maceió (desativado em abril de 2010).

Serviço:
Espetáculo Histórias Recicladas, com a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), de Maceió (AL).
Quando: quinta-feira, 11 de dezembro
Horário: 20h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho, Av. Cais do Apolo, s/n, bairro do Recife.
Entrada franca.