Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 10.12.18 - 20h14

Escola Joaquim Cardoso garante vaga na FLL Nacional

img_alt

A competição é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com ciência e tecnologia (Foto: Cortesia)

 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE foi palco no último sábado e domingo (8 e 9) da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Com o tema: Blue Star - Uma Viagem ao Conhecimento, a equipe The Best,  da Escola Municipal Poeta Joaquim Cardoso (Macaxeira),garantiu uma das seis vagas de Pernambuco para a etapa nacional, que acontecerá em março de 2019, no Rio de Janeiro.

Ao todo 13 equipes da Prefeitura do Recife representando 13 escolas, participaram da competição. O Torneio de Robótica FIRST®LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego. 

Além da vaga nacional, a Equipe Lógica da E.M. Octavio de Meira Lins com a pesquisa: Tecnologia Conhecimento na Solidão do Espaço Sideral, e a equipe La Casa Del Lego Robotic (UTEC Nóbrega), com o tema Clear Space, ficaram com o primeiro lugar nas categorias Estratégia & Inovação e Trabalho em equipe, respectivamente. A equipe Check Ponto da E.M. Hugo Gerdau foi lembrada naCategoria Estrela Iniciante com o tema da pesquisa: As Plantas e a Microgravidade 

A Diretora de operações do SESI/PE, Eveline Remígio, discursou para os estudantes sobre a satisfação de vê-los competindo com tanta energia. “É contagiosa a animação de vocês. Nosso desejo é estar aqui ano que vem com 50 equipes e crescer cada vez mais”, ressaltou Eveline.

“O FLL é um dos torneios mais ricos do ano, pois associa o conhecimento pedagógico, trabalho de pesquisa e principalmente de harmonia e envolvimento das equipes. É incrível que a competição aconteça no final do ano, porque chega para coroar todo o nosso trabalho”, disse a coordenadora de robótica, Suelly Bezerra, que estava como técnica da equipe La Casa Del Lego Robotic.

Os estudantes estavam extasiados com a competição e os momentos de interação entre as equipes. “O torneio está sendo muito bom, nós estamos aprendendo muito com isso. Com muita energia e confiança, nós ganhamos mais conhecimentos sobre nossas áreas de estudo como a de outras pessoas”, pontuou a aluna Vitória do Nascimento.