Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 10.12.18 - 20h47

Representantes da sociedade civil no Conselho de Política sobre Drogas são eleitos em assembleia

img_alt

O órgão foi instituído em 2017, com o objetivo de garantir a governança democrática da política de drogas do Recife, por meio do controle social (Foto: Cortesia)

 

Foram eleitos os representantes da sociedade civil que vão compor o Conselho Municipal de Política sobre o Álcool e Outras Drogas (Compad) do Recife, pelos próximos dois anos. A assembleia de eleição foi realizada na última sexta-feira (7), no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, onde funciona a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) – pasta à qual o Compad é vinculado administrativamente. 

O Conselho Municipal de Política sobre o Álcool e outras Drogas foi instituído pela Lei Municipal nº 18.420/2017, com o objetivo de garantir a governança democrática da política de drogas do Recife, por meio do controle social, com representação da sociedade civil, do poder executivo e do poder legislativo.

Esse processo eleitoral é extremamente importante para fortalecer o papel dos conselhos de direitos no processo democrático de deliberação da politica blica de drogas domunicípio”, avaliou a presidente da Comissão Eleitoral, Priscilla Viégas, que foi uma das eleitas na assembleia.

Para Elizabete Godinho, secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, a participação da sociedade é fundamental para o efetivocontrole social das politicas públicas. “A politica de drogas é uma das mais necessárias e carece, de fato, de um envolvimento da sociedade. As políticas devem ser implementadas a partir do diálogo”, defendeu a gestora.

Foram escolhidos representantes do Instituto Raid, Instituto Acolher, Instituto Papai, Grupo Adolescer, Associação de Usuários, ex-usuários, não-usuários de Drogas-Recuperartes; Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco (Cape), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Sociedade Assistencial Saravida.

Para representar os trabalhadores das redes públicas de saúde, assistência social e complementar, foram escolhidos Priscilla Viégas como titular e Helder Teixeira de Almeida como suplente. Não houve concorrentes para o segmento movimentos sociais e organizações da sociedade civil que trabalham com inserção e reinserção de pessoas que fazem uso de drogas e de seus familiares.