NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 11.01.17 - 14h29

Prefeito Geraldo Julio: “Queremos trazer mais soluções inovadoras e promover uma gestão ainda mais parceira da sociedade”

img_alt

Prefeito instituiu nesta quarta-feira (11) o Programa de Desburocratização, Inovação e Eficiência da Administração Municipal para promover integração, celeridade e criatividade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio instituiu, através de decreto, o Programa de Desburocratização, Inovação e Eficiência da Administração Municipal. O objetivo do programa é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, incentivar o aumento da produtividade, fomentar o bom ambiente de negócios na cidade e reduzir custos na máquina administrativa. O programa contará com a formação de um Comitê Gestor composto por representantes de cinco secretarias municipais e quatro instituições da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife.

Com a iniciativa, a Prefeitura do Recife pretende integrar ainda mais suas equipes e ações para que os gestores busquem otimizar os recursos e o tempo empregado na realização de suas atividades, mantendo o ritmo e a qualidade das entregas à população. O Comitê Gestor passa a gerir todas essas iniciativas, institucionalizando a inovação, eficientização e desburocratização como prática integrada. “Queremos com isso reduzir os custos e melhorar os serviços para a população. Tornar as ações mais eficientes, utilizar mais tecnologias, diminuir os passos necessários para fechar cada processo e melhor o ambiente de negócios no Recife”, destacou Geraldo.

“Nos últimos meses conseguimos uma redução de R$ 313 milhões no custeio da Prefeitura, mas sem reduzir os serviços prestados. Queremos trazer mais soluções inovadoras, e promover uma gestão ainda mais eficiente e parceira da sociedade”, acrescentou o prefeito. Investir no capital humano, na inteligência para acionar projetos e ações a partir da redução de gastos e celeridade nos processos administrativos são alguns dos pilares que dão o norte para a implementação do programa.

O Comitê Gestor terá sua primeira agenda na próxima segunda-feira (16) e os encontros acontecerão quinzenalmente. O colegiado será formado pelas secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, de Mobilidade e Controle Urbano, de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas e de Finanças; Controladoria Geral do Município, Procuradoria Geral do Município, Emprel e Agência Recife para Inovação e Estratégia. Dentre as suas atribuições estão: acompanhamento das ações destinadas a simplificar os procedimentos burocráticos; avaliação dos resultados alcançados pelo programa, estabelecimento de metas para adoção de medidas de simplificação burocrática, entre outros.

“O comitê gestor vai discutir e catalogar todos os projetos da Prefeitura para priorizá-los. Vamos fazer algumas entregas para a sociedade já nos próximos dias. O Programa de Gestão de Frota, por exemplo, vai possibilitar o compartilhamento dos veículos da Prefeitura entre todos os servidores, eliminando os carros exclusivos e gerando uma economia para a cidade. Outro será o licenciamento de obras feito pela internet e um banco de projetos enviados pela população dentro do Portal da Transparência”, detalhou o Controlador Geral do Município, Rafael Figueiredo.

O Programa de Desburocratização, Inovação e Eficiência vem a institucionalizar uma série de práticas inteligentes e eficientes já adotadas pela prefeitura na primeira gestão. A iniciativa vem a reforçar serviços como o portal da Secretaria de Finanças, onde o contribuinte já realiza diversas operações pela internet, desburocratizando processos que antes só podiam ser realizados presencialmente. Outro exemplo é a plataforma do Transforma Recife, que agrupa e distribui conforme habilidades, interesses e necessidades pessoas disponíveis para o trabalho voluntário. Dentro dessa mesma lógica, o cidadão conta com o Portal da Transparência e de Dados Abertos, que disponibilizam informações de interesse público com foco na transparência, interação e  controle social. Esses são exemplos de iniciativas realizadas com esforços e articulações com o mínimo de custo envolvido.

Com um período de crise econômica que aponta ainda para um cenário delicado, os gestores são desafiados a inovar. Com uma agenda já estabelecida, o Programa de Desburocratização, Inovação e Eficiência implementará medidas integradas que fazem parte de uma agenda de transformação da gestão, entre elas: promoção da governança corporativa, compliance e accountability, no âmbito dos serviços públicos municipais; promoção da eficiência por meio do melhor aproveitamento dos recursos, valendo-se de ferramentas tecnológicas que maximizem resultados e diminuam custos operacionais e financeiros; promoção do engajamento da força de trabalho; redução da interferência da administração nas atividades, abreviando a solução nos casos em que a intervenção se faça imprescindível.