Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 11.03.16 - 16h31

Compaz do Alto Santa Terezinha pronto para abrir as portas à população neste sábado (12)

img_alt

Prefeito Geraldo Julio realizou a última vistoria nesta sexta-feira (11) junto com o vice-governador, Raul Henry, um dos idealizadores do projeto. Trabalhadores estão realizando acabamento, limpeza e montagem do mobiliário. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Está tudo pronto para a população do Recife começar a usufruir de um dos mais importantes equipamentos já construídos pela Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado pelo secretariado municipal, e pelo vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, realizou a última vistoria na manhã desta sexta-feira (11) no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte da capital. A empresa responsável pela intervenção está realizando serviços de acabamento, limpeza e montagem dos móveis do local. A inauguração ocorre neste sábado (12), aniversário de 479 anos da cidade. 

“Um grande sonho que vai se transformar em realidade a partir de amanhã. A população da Zona Norte vai poder usufruir de uma fábrica de cidadania. O Compaz é um novo jeito de combater a violência, com prevenção, com oportunidade para as pessoas terem uma prática esportiva, cultura, cursos de idiomas. É uma novidade boa para todo o país, que não possui nenhum equipamento como este”, comemora o prefeito Geraldo Julio. “Estamos firmando parcerias muito fortes com um conjunto de empresas e instituições para qualificar os serviços, e ter um menor custo para a Prefeitura. E tudo foi feito junto à comunidade. Fizemos mais de 100 reuniões com a comunidade para definir o projeto, os serviços e quem vai trabalhar aqui”, completou.

As empresas e instituições parceiras vão contribuir, ao lado da Prefeitura do Recife, no atendimento e desenvolvimento cidadão dos moradores da região. O Compaz contará com a parceria da Fundação Bernard Van Leer, Fundação Itaú, Grupo Parvi, Instituto Cervantes, British Council, Livraria Cultura, Secretaria de Educação de Pernambuco, SESC, Universidade Católica de Pernambuco, Fecomércio, Fundação Gilberto Freyre, Conservatório Pernambucano de Música, Universidade Católica de Pernambuco, além de diversas secretarias municipais. 

O vice-governador Raul Henry, um dos principais idealizadores do projeto do Compaz, conheceu de perto a estrutura e destacou a importância de se instalar equipamentos como este. “Este Compaz é um equipamento de primeiro mundo. Ele está neste conceito de oferecer à comunidade esportes, cultura, lazer, formação profissional. Tenho certeza que ele vai reverter a situação de uma comunidade que tem um histórico de vulnerabilidade e de violência urbana. É um sonho ver uma obra como esta ser realizada. É uma obra exemplar e vai transformar a vida de muitas pessoas aqui”, festejou o vice-governador. O Compaz vai fortalecer atividades que já são desenvolvidas no bairro e oferecer outras que agreguem cidadania e acesso à informação. Além das oficinas de artes marciais, dança e música, o centro terá atividades esportivas, cursos de capacitação profissional, mediação de conflitos, acesso à Justiça, serviços de assistência social, agência de emprego, Procon e biblioteca. 

A biblioteca é um dos locais que se destaca no Compaz. Além de ter um vasto acervo e sistema de carteirinha de identificação para locação de livros, será a maior biblioteca construída pela Prefeitura do Recife em toda a história. Alunos da rede municipal farão cadastro para poder locar livros e terem acesso ao espaço, que contará também com sala de estudo e computadores com internet. Mais de 220 mil pessoas residentes na Região Político-Administrativa (RPA 2) serão beneficiadas com a estrutura.

 

Serviços do Compaz Governador Eduardo Campos:

 

- Biblioteca;

- Dojo (espaço para treino e competições de artes marciais);

- Procon;

- Mediação de Conflitos;

- Atendimento Especializado às Mulheres Vítimas de Violência;

- Sala do Empreendedor;

- Atividades Esportivas (natação, hidroginástica, ginástica, futebol);

- Atividades culturais (dança popular, teatro, percussão);

- Oficinas Cidadãs;

- Aulas de Idiomas (inglês e espanhol);

- Aulas de Reforço (português e matemática);

- Práticas Integrativas (Tai chi chuan, ioga, biodança, meditação).

 

Parceiros:

 

Secretarias: Educação; Esportes; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Saúde; Mulher; Cultura; Assuntos Jurídicos (Procon); Enfrentamento ao Crack e outras Drogas; Desenvolvimento e Empreendedorismo; Juventude e Qualificação Profissional; Governo e Participação Social; Planejamento e Gestão.

 

Empresas e instituições: Fundação Bernard Van Leer, Fundação Itaú, Conservatório de Música de Pernambuco, Sesc, Grupo Parvi, Fundação Gilberto Freyre, Universidade Católica de Pernambuco, Fecomércio, Instituto Cervantes e British Council.