Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 11.03.21 - 14h18

Celebração dos 484 anos do Recife reforçam cuidados para enfrentamento da pandemia

Projeções lembrando o uso da máscara, grafitagem, programação especial da Frei Caneca, desafio do Museu da Cidade  e passeio virtual marcam a data

Países do mundo seguem enfrentando a pandemia provocada pelo novo coronavírus. No Recife, os cuidados estão redobrados, com medidas restritivas reforçadas e ações educativas para incentivar o cuidado coletivo. Ainda vivemos o enfrentamento à covid-19 e estamos em estado de calamidade pública, e em momentos tão duros algumas celebrações se fazem necessárias. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, organizou uma série de ações em comemoração ao 484º aniversário da cidade, celebrado no dia 12 de março, para presentear o recifense. Entre elas, projeções em uma das principais avenidas reforçando o uso da máscara e distanciamento social, grafitagem e passeio virtual.

Mensagens pedindo para a população usar máscara, respeitar o distanciamento social, lavar as mãos e, claro, parabenizando a cidade, serão projetadas em dois empresariais localizados na Avenida Agamenon Magalhães. As imagens aparecerão nos edifícios Isaac Newton e Renato Costa, garantindo a visibilidade de quem passa por qualquer um dos sentidos da via. As projeções serão feitas ao anoitecer de sexta-feira, das 18h às 22h.

O Recife também será celebrado pela Frei Caneca FM, em drops poéticos sobre os bairros da cidade, de diferentes regiões, representando a diversidade recifense. No dia 12, os programas BR-101.5, a partir das 9h, e Salada Pop, às 14h, abrem espaço para blocos musicais temáticos, com artistas e canções que celebram a cidade mais bonita em linha reta do mundo. Para ouvir, basta sintonizar o dial da cidadania, 101.5 FM ou acessar o site http://www.freicanecafm.org.

O Museu da Cidade vai celebrar a capital pernambucana e sua vizinha e irmã, Olinda, com um desafio no Instagram (@museudacidadedorecife). Quem acertar as 10 perguntas sobre as duas cidades participa de um sorteio para ganhar um conjunto de postais panorâmicos da capital pernambucana.

O quiz foi elaborado pelo historiador Sandro Vasconcelos, responsável pelo setor de pesquisa e iconografia do Museu da Cidade do Recife, e possui questões relacionadas com fatos históricos e curiosidades sobre as duas cidades. Já o conjunto de postais traz imagens panorâmicas do Cais do Porto (autoria: Aurelina Moura), dos bairros do Recife, São José e Santo Antônio (Josivan Rodrigues) e uma ilustração da cidade de Robert Schimidt, de 1826.

Para aqueles que estão saudosos em curtir os atrativos turísticos e de lazer da cidade, a Secretaria de Turismo e Lazer montou um presente especial. Com a tecnologia ao nosso favor, as pessoas poderão curtir um passeio virtual por espaços como o Paço do Frevo, Oficina Brennand, Embaixada dos Bonecos, Paço do Frevo e Teatro do Parque. Os vídeos serão postados no instagram @visitrecife.

Outro presente à cidade e às mulheres recifenses é um painel assinado pelo artista Marquinhos ATG (Marcos Santos), no muro da Avenida Herculano Bandeira com a Rua Carneiro Pessoa. O grafitti reforça o uso da máscara trazendo a imagem de uma mulher e também do nome Recife. Já na Avenida Rio Branco, serão instaladas 22 placas reforçando a campanha Bora se Cuidar, que enfatiza a importância do distanciamento social e uso de máscaras, além de contar também a história do Recife no verso.