NOTÍCIAS

| 11.04.11 - 08h51

Codecir leva orientações para estudantes de escolas municipais

Psicólogos e assistentes sociais da Codecir mostram aos alunos o que se deve ou não fazer para prevenir riscos nos locais onde moram

Por Leonardo Vila Nova

Dentro da programação da Operação Inverno 2011, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) dá continuidade às ações educativas nas áreas de morro e alagados da Cidade. Nesta segunda-feira (11), os técnicos do órgão levaram orientações sobre práticas seguras a alunos das escolas municipais. Durante a manhã, os estudantes da Escola Municipal de Beberibe participaram das atividades desenvolvidas pelos agentes. À tarde, foi a vez da garotada da Escola Municipal Jardim Uchoa, em Areias, conhecer mais sobre como se prevenir para evitar riscos durante o período de chuvas.

As ações irão até o mês de maio. Durante esse período, as equipes sociais da Codecir levarão às salas de aula o tema “Defesa Civil e prevenção de desastres”, com o objetivo de transformar os pequenos cidadãos em agentes multiplicadores nos locais onde residem. “Nossa intenção é mostrar às crianças de que forma elas podem contribuir para que não só elas, mas também seus pais e vizinhos, assim como toda a população, possam conviver, com tranquilidade, com as chuvas que chegam à Cidade durante o inverno”, destacou a coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.

Vinte escolas municipais estão no roteiro e a expectativa é que cerca de 1.200 alunos do 2º ano do segundo ciclo (4º série) e 1º ano do terceiro ciclo (5º), com idade entre 9 e 12 anos, participem dessas ações. As oficinas são ministradas por assistentes sociais e psicólogos da Codecir, que promovem atividades lúdicas e dinâmicas de conhecimento, que vão estimular os estudantes a produzir um material sobre tudo o que aprenderam e como eles podem transformar sua comunidade num local mais seguro de se viver.

A vice-dirigente da Escola Municipal de Beberibe, Sônia Damázio, acredita que a ação só vem a contribuir com o processo educativo dos alunos. “É de fundamental importância esse tipo de atividade, pois reforça o trabalho já desenvolvido na sala de aula sobre essa questão ambiental e estimula nessas crianças uma reflexão pertinente, que consegue envolvê-las ao tratar de algo que está ali, no seu cotidiano”, salientou.

Durante a atividade, uma turma afiada de alunos, que entendeu bem o recado passado pela equipe da Codecir, já se mostra preparada para contribuir com a prevenção de riscos nas suas comunidades. “Não pode plantar bananeira nem jogar lixo nas ruas e canaletas, senão pode cair a barreira quando chover”, disse o pequeno Felipe Guilherme, de 9 anos, aluno do 2º ano do segundo ciclo da Escola Municipal de Beberibe, ao mostrar o desenho que fez, em cartolina, de uma área de risco e apontando o que se deve ou não fazer nesses locais, dando mostras do que aprendeu na oficina.

MAIS FOTOS

Codecir leva orientações para estudantes de escolas municipais  Ação educativa da Codecir. Confira AQUI