NOTÍCIAS

Administração | 11.04.17 - 10h46

Abre e fecha da Semana Santa

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Governo e Participação Social, informa que na próxima quinta-feira (13/04), a Quinta-Feira Santa, será considerado o ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do município, com exceção dos serviços considerados essenciais, a critério da chefia de cada órgão. As atividades retornam normalmente na próxima segunda-feira (17).

 

Para o feriado de Semana Santa os recifenses terão várias opções de lazer e cultura, a exemplo dos espetáculos da Paixão de Cristo, que acontecem tradicionalmente no Marco Zero e também no Parque Urbano da Macaxeira. Entre a quinta-feira (13) e o domingo (16), recifenses e turistas poderão visitar o Jardim Botânico do Recife, andar na Ciclofaixa de Turismo e Lazer, além de ir a museus e teatros. Mercados e Feiras Públicas funcionarão em horário especial.

 

Confira o que abre e fecha nos serviços prestados pela Prefeitura:

PREFEITURA – Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam entre a quinta (13) e o domingo (16).

CONTRIBUINTE – A Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas entre a quinta (13) e o domingo (16).

MERCADOS E FEIRAS – Em virtude do feriado da Semana Santa, a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos Mercados Públicos será alterado apenas na Sexta-Feira da Paixão (14) e no Domingo de Páscoa (16), funcionando das 6h às 13h.  Nesses dias, o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. Já na Quinta-Feira Santa (13) e no Sábado de Aleluia (15), todos funcionarão normalmente, das 6h às 18h. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

TRÂNSITO – Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos na próxima quinta-feira (13) e sexta-feira (14), voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira (17), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078.

TURISMO E LAZER - A pedalada está garantida nesta Semana Santa. Na sexta-feira (14) e no domingo (16), das 7h às 16h, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará montada na cidade, disponibilizando 36,5 quilômetros de lazer e contemplação ao longo de 30 bairros, com três rotas que convergem no Marco Zero. As Academias Recife entram em recesso nesta sexta-feira (14) e sábado (15), retornando às atividades normalmente na próxima segunda-feira (17).

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife, no Curado, estará de portas abertas desta quinta (13) até domingo (16), no horário das 9h às 15h30. O equipamento público municipal, com 10,7 hectares, não contará com trilhas monitoradas nesse período, mas apenas com visita contemplativa às coleções de plantas e trilhas calçadas. Há sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical. São duas as trilhas livres: uma calçada e outra com solo natural. A primeira é a Alameda Pau—pombo, com 574,54 metros. A segunda é a Trilha do Meliponário.  Mais informações: 3355-0001 e 3355-0002. Já no Econúcleo do Parque da Jaqueira, não haverá atividades desta quinta (13) até o domingo (16).

CULTURA - Lazer e entretenimento estão garantidos no feriado da Semana Santa. O tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, que conta a mais conhecida história da humanidade, terá duas grandes encenações na cidade. Na Praça do Marco Zero, a Paixão de Cristo do Recife será apresentada na sexta (14), no sábado (15) e no domingo (16), sempre às 20h. No Parque Urbano da Macaxeira, a Paixão de Cristo de Casa Amarela lembra a saga de Jesus de quinta (13) a sábado (15), também às 20h. Os espetáculos são gratuitos.

No Teatro Luiz Mendonça, o feriado será intenso, com quatro peças sendo oferecidas dentro da programação do projeto Hoje Tem Espetáculo. Na quinta-feira (13), estará em cartaz A Gaivota, às 20h. Na sexta (14), também às 20h, haverá apresentação da montagem Ah se tu soubesses. No sábado (15), de novo às 20h, o teatro recebe a peça 15 para as 11 e no domingo (16) tem o espetáculo infantil Era uma vez na terra, às 17h. A programação segue durante todo o mês de abril. Para informações e preços: 3355-8921.

No Teatro Apolo, a comédia As perucas de Bibi convida todo mundo a rir no feriado santo, de sexta a domingo, às 18h. Para informações e preços: 3355-3320.

Para quem quiser aproveitar a folga para aprender mais sobre a história da cidade, a pedida é conferir a exposição 1817 – A Revolução Republicana, que traz a história do bicentenário da revolução, em cartaz no Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas. O horário para a visitação é das 9h às 17h. O acesso é livre.

Se a intenção for aproveitar o feriado ao ar livre, o Sítio Trindade estará aberto todos os dias, das 5h às 19h.  

EDUCAÇÃO – As escolas e creches-escolas municipais não funcionarão entre a quinta (13) e o domingo (16).

REDE COMPAZ – Os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) estarão fechados entre os dias 13 e 16 de abril. As bibliotecas municipais também estarão fechadas.

PROCON – O Procon Recife estará fechado entre a quinta (13) e o domingo (16), incluindo o posto avançado no Compaz Governador Eduardo Campos.

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar entre a quinta (13) e o domingo (16).

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionarão entre a quinta (13) e o domingo (16).

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados entre a quinta-feira (13) e o domingo (16). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão entre a quinta (13) e o domingo (16), exceto as casas de acolhida do Instituto de Assistência Social e Cidadania.

SAÚDE – Nas próximas quinta (13/04) e sexta-feira (14), ponto facultativo e feriado da Paixão, respectivamente, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (17)

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de InformaçõesEstratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.