NOTÍCIAS

Infraestrutura | 11.04.18 - 11h58

BALANÇO // CHUVAS (11/04)

Atualizado às 11h15

 

A Prefeitura do Recife informa que, no intervalo entre as 23h de ontem (10) e 11h de hoje, foi registrado um volume de 100 mm de chuvas na capital pernambucana. A média histórica para o mês de abril é de 326,3 mm, ou seja, em apenas 12 horas choveu o equivalente a 10 dias. Com o acumulado da sexta-feira passada (6) até hoje, o Recife recebeu 322 mm de chuvas, isso quer dizer que em 5 dias choveu quase todo o volume previsto para o mês de abril.

Apesar do grande volume de chuva em tão pouco tempo, a Defesa Civil do Recife não registrou ocorrências graves. Foram registrados 95 chamados para vistorias e colocação de lonas plásticas. Ocorreram pequenos deslizamentos, mas sem registro de vítimas. A Prefeitura do Recife disponibilizou um efetivo de mais de 600 profissionais em toda a cidade, especialmente nas áreas de monitoramento de trânsito, drenagem e monitoramento de áreas de risco, para minimizar os efeitos da chuva.

Cerca de 350 profissionais atuam nas áreas de risco e no monitoramento das chuvas. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

ÁRVORES – A Emlurb registrou duas ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de árvores nos bairros de Santana e Beberibe. Não houve registro de vítimas. O órgão conta com um efetivo de aproximadamente 100 pessoas de prontidão voltadas para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

DRENAGEM - A Emlurb atua para diminuir os transtornos causados pelas chuvas e monitora os pontos de acúmulo de água na cidade. Desde o início das chuvas, as equipes do órgão reforçaram as ações nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas. Foram mobilizadas 125 pessoas para o trabalho de drenagem, além de 03 caminhões equipados com jatos para a sucção da água em diversos pontos.

As equipes realizaram serviços de limpeza e desobstrução de galerias e canaletas  em diversos pontos da cidade, a exemplo da Praça Miguel de Cervantes, nas avenidas Beberibe, General San Martin e nas ruas Assaré, Padre Lemos, Marquês de Baependí, Morada Nova e Benfica. Nesta gestão, 67 pontos de alagamento foram eliminados. Os trabalhadores da Emlurb estão atuando na limpeza e desobstrução dos canais da Macaxeira, Rio Jiquiá e Santa Maria, entre outros.

TRÂNSITO  – Equipes formadas por cerca de 150 agentes da CTTU e 125 orientadores de trânsito trabalharam em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas atuam com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras. Seis guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. Foram registrados 13 acidentes de trânsito, sendo dois com vitimas, números dentro da média.

A CTTU registrou problemas em 45 semáforos, dos quais 23 foram normalizados. Quanto aos demais, equipes técnicas da CTTU já estão em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia. Dentro desse período de tempo os dados estão dentro da média.

OPERAÇÃO INVERNO 2018 - A Prefeitura do Recife, antecipando-se ao período chuvoso, colocou em prática, desde o mês de março, a Operação Inverno 2018. As ações são executadas por diversas Secretarias e órgãos municipais. Estão sendo empregados 6.480 servidores nas ações. São engenheiros civis, médicos, assistentes sociais, psicólogos, técnicos, além de enfermeiros, motoristas, operadores de equipamentos, guardas municipais, agentes de trânsito, da área social e de manutenção e limpeza urbana.

Este ano, a operação inclui a execução de 40 obras de contenção de encostas, o incremento no Programa Parceria e a realização de 12 simulados para preparação contra desastres em áreas de risco.O valor investido na Operação Inverno 2018 é de R$ 81 milhões.

A limpeza dos canais da cidade foi adiantada, tendo começado no final de novembro do ano passado no Canal do Arruda. O trabalho já foi concluído em 15 canais e já removeu quase 7,1 mil toneladas de resíduos. Estão envolvidas em várias áreas de atuação profissionais das Secretarias de Governo e Participação Social, Infraestrutura e Habitação, Saúde e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Defesa Civil, Emlurb, URB, SAMU, CTTU e Guarda Municipal. A Prefeitura também incrementa o emprego de veículos de pequeno e médio porte, caminhões e equipamentos.

 

OPERAÇÃO INVERNO 2018

 

R$ 81 milhões em investimento

6.480 profissionais participam da Operação Inverno 2018

10 Secretarias e órgãos municipais

12 Simulados para Prevenção de Desastres

3,3 milhões de metros quadrados de lonas plásticas em 16 mil pontos de risco

16 mil ações porta-a-porta

47 mil vistorias em locais de risco

 

Colocação de geomanta em 20 localidades

 

350 obras do Programa Parceria

300 ações educativas para estudantes de escolas públicas

Limpeza de 99 canais. 15 canais já foram limpos, enquanto outros 11 estão recebendo os serviços

40 obras de contenção de encostas

67 pontos críticos de alagamento foram concluídos

475 agentes de trânsito

250 orientadores de trânsito

124 câmeras

451 semáforos com nobreaks

40 semáforos com refletores de LED