Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 11.04.18 - 11h09

Orquestra Sinfônica do Recife oferece dois dias de programação erudita gratuita no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Nas próximas terça (17) e quarta-feira (18), a orquestra se debruça sobre a obra de Antonín Dvorák e Villa-Lobos. Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para levar cultura e música erudita a diferentes públicos recifenses, a Orquestra Sinfônica do Recife se apresenta duas vezes na próxima semana, debruçando-se sobre a obra de dois grandes compositores: o tcheco Antonín Dvorák e o brasileiro Villa-Lobos.  Nas próximas terça e quarta-feira (17 e 18), no Teatro de Santa Isabel, serão oferecidos o projeto Concertos para Juventude e o segundo concerto oficial da temporada de 2018. As apresentações, gratuitas e abertas ao público, são uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Na terça-feira, o repertório será executado para uma plateia formada por estudantes, numa ação de formação de público idealizada pelo maestro Marlos Nobre. A aula de música erudita começará às 10h. Conduzida pelo próprio Marlos Nobre, tratará de compositores, sonoridades e instrumentos que são a história, a beleza e a força da música erudita, com o objetivo de formar novas plateias para o gênero musical e também para o Teatro de Santa Isabel. Para participar do projeto, destinado a escolas e instituições educacionais de toda a Região Metropolitana, é preciso fazer a inscrição prévia pelo telefone 3355-3323.

Na quarta-feira, a partir das 20h, a Orquestra mais antiga em atividade ininterrupta do país, volta ao Teatro de Santa Isabel para realizar o segundo concerto de 2018. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.

Para a abertura, será interpretada a Sinfonia nº 9, Do Novo Mundo, em Mi menor, Opus 95, do compositor Antonín Dvorák. Popularmente conhecida como Sinfonia do Novo Mundo, foi composta no ano de 1893 e tornou a obra mais conhecida do autor, considerada, em seus 4 movimentos, como um dos pilares fundamentais do repertório sinfônico universal, segundo Marlos Nobre.

 

De Villa-Lobos, será executada a última das nove peças que o compositor brasileiro fez inspirado na obra de Bach, imortalizadas como as Bachianas Brasileiras.

 

Serviço

 

Concertos para Juventude

 

Data: Terça-feira, 17 de abril

Horário: 10h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Inscrições: 3355-3323

 

Segundo Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife em 2018

 

Data: Quarta-feira, 18 de abril

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca

Informações: 3355-3322