Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 11.04.19 - 16h33

LOUCO oferece capacitação à equipe da Secretaria de Inovação Urbana

Colaboradores da equipe operacional da secretaria, responsáveis por ajudar os moradores nas transformações físicas dos projetos, participaram de workshop sobre cultura maker

 

Vivemos em um momento que inovar e pensar em sustentabilidade é preciso. Com tantos recursos digitais, a tecnologia tem influenciado bastante no encontro de soluções práticas para as nossas necessidades cotidianas, e que com essa enxurrada de informações, hoje em dia, se tornou mais fácil que você mesmo produza o que precisa. Com essa ideia surgiu a parceria entre a Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife e o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (LOUCo). Nesta quarta-feira (10), o LOUCo ofereceu ao corpo técnico da secretaria, composto por pintores, marceneiros e pedreiros, um workshop sobre cultura maker.

“Trabalhamos com o processo de mentoria, estimulando tanto no processo de design, como também no processo científico na identificação do problema,” explica o coordenador do LOUCo, Leo Lima. Cultura maker é uma cultura moderna onde qualquer pessoa, com suas próprias mãos podem construir, consertar, modificar e fabricar os seus produtos e objetos. Durante a atividade, os colaboradores puderam discutir sobre empreendedorismo, ferramentas de prototipação digital e como elas podem impactar suas profissões. Além de melhorar a criatividade, inovação e dar mais autonomia na tomada de decisões no dia a dia na obra.

“Pensamos em capacitá-los, desde incentivar a mudança de mindset, ou seja, a mudança comportamental, o modo de pensar e agir, até torná-los tecnicamente mais preparados para o mercado de trabalho em si,” ressaltou Jailson Morais, Chefe do Setor de Engenharia e Obras da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.

Bem atentos a todos os conhecimentos repassados, os operacionais acharam o máximo toda a experiência. Breno Pacheco, 35 anos, há 2 na secretaria, foi um deles. Ele curtiu bastante a ação. “Eu gostei. Foi uma tarde diferente e aprendi muito. Foi incrível”, disse Breno. A Secretaria Executiva de Inovação Urbana é responsável pelo projeto Mais Vida nos Morros, uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife, que já beneficiou diretamente mais de 13 mil recifenses. Também responsável pela revitalização do Largo do Holandês e o transplante urbano realizado no Jardim Secreto, ambos em Casa Forte, Zona Norte do Recife.