NOTÍCIAS

Cultura | 11.05.11 - 15h41

Defesa Civil realiza 61 vistorias nesta quarta-feira

Entre 7h e 17h desta quarta-feira (11), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizou 61 vistorias em diversas áreas de risco da Cidade. Neste mesmo período, colocou quase 13.000 m² de lonas em 64 diferentes pontos de risco e realizou 58 atendimentos nas Estações Regionais. Foram registradas também 85 ocorrências entre solicitações de lonas plásticas, pedidos de vistorias e pequenos deslizamentos de barreiras (sem vítimas).

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

A Defesa Civil informa que as equipes continuam em alerta e prontas para atender às ocorrências em qualquer localidade da Cidade. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Operação Inverno 2011 - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.

Assistência Social - A Prefeitura do Recife instalou seis alojamentos para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe) da cidade. Os espaços estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 179 alojados), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 152 alojados), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 86 alojados), Escola Municipal Célia Arraes (Areias; 70 alojados), Creche Casinha Azul (Iputinga; 85 alojados) e a Arquidiocese da Várzea (Várzea; 130 alojados).
Além desses, há outros dois abrigos da PCR que estão abrigando pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia. São eles: Imbiribeira (25 abrigados) e Avenida Norte (34 abrigados).

Emlurb - As ações de combate a alagamentos continuaram nesta quarta-feira (11). Foram realizadas limpezas de galerias e canais em todas as regiões da Cidade. Além do trabalho para melhorar a drenagem, a Emlurb promoveu uma grande Operação Tapa-buracos. O trabalho contou com 10 equipes e aconteceu em 35 ruas e avenidas da capital pernambucana. Foram tapados mais de cem buracos durante a operação.

CTTU - Nesta quarta-feira (11), da 00h às 17h, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou 35 ocorrências de semáforos com algum tipo de falha na programação. Deste total, 30 estavam com seu funcionamento normalizado até o mesmo horário. Pela Central de Rádio da CTTU foram notificados 27 acidentes de trânsito. Já no teleatendimento da Companhia, o 0800-081-1078, foram registradas 74 demandas, entre colisões e pedidos de fiscalização em geral.

OP - O Orçamento Participativo está 24 horas nas ruas, apoiando as atividades do Operação Inverno. Cerca de 350 pessoas, entre técnicos e delegados, estão atuando junto à população, para informar a situação à Codecir, CTTU, Emlurb, Assistência Social e Saúde. Além disso, eles atuam na sensibilização e no trabalho de remoção de famílias das áreas de risco (morros) e alagados.