NOTÍCIAS

| 11.05.11 - 15h35

Desalojados das chuvas recebem a visita de profissionais de saúde

Foram repassadas orientações sobre as doenças decorrentes das chuvas, dentre elas, leptospirose e dengue

Por Natália Keise   

Cerca de dez agentes Ambientais de Saúde e da Vigilância Sanitária realizaram, nesta quarta-feira (11), uma grande intervenção na Escola Municipal Professor Nilo Pereira, em Casa Amarela. O espaço está servindo de abrigo para os moradores que sofreram com as fortes chuvas que atingiram a Cidade. A ação faz parte da Operação Inverno, promovida pela Prefeitura do Recife, que retirou e está dando assistência às pessoas que habitavam zonas de risco.

Durante a intervenção, os profissionais deram orientações sobre as doenças decorrentes das chuvas, dentre elas, leptospirose e dengue, e dicas de como evitar o aparecimento de escorpiões e ratos. Além disso, a equipe realizou o monitoramento da água para consumo humano e inspeção dos banheiros do local, para assegurar boas condições de uso para os desabrigados. Também foram disponibilizados manuais informativos e hipoclorito de sódio.

A intenção é que os profissionais compareçam todos os dias na escola como forma de monitorar as famílias, prestando assistência e ajudando no que for preciso. O Programa de Saúde da Família (PSF), também está participando dessa ação, oferecendo consultas para as famílias e, se necessário, ofertando medicações para a comunidade”, comentou Rosélia Pereira, gerente Operacional de Vigilância à Saúde do Distrito Sanitário III, que compreende bairros como Monteiro, Apipucos e Poço da Panela.

A dona de casa Maria do Socorro avaliou positivamente a ação: “Estamos sendo muito bem tratados aqui. A escola está toda nos conformes, a hora que precisamos temos um profissional para nos ajudar”.