NOTÍCIAS

| 11.05.11 - 17h27

Encontros microrregionais preparam RPAs para a 10ª Conferência de Saúde do Recife

Conferências microrregionais abrangerão todas as RPAs da Cidade.

Por Bárbara Travassos

A etapa municipal da 10ª Conferência de Saúde do Recife, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde, acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco e tem como meta discutir e avaliar o atual Plano Municipal de Saúde. Para preparar os participantes para o encontro, estão sendo realizadas conferência microrregionais nas 6 RPAs da Cidade. Nesta quarta-feira (11), será realizada a conferência microrregional de saúde correspondente à área 2.2.

Os encontros preparatórios envolvem os bairros de Água Fria, Alto Santa Teresinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão e Porto da Madeira. O evento será realizado a partir das 17h na Gigante do Samba - Avenida Bomba do Hemetério, s/n- Água Fria (Próximo á Feira Livre de Água Fria). Este ano, a Conferência traz como tema “Recife consolidando o SUS através da participação popular”, e está em sintonia com a Lei Federal 8.142/1990 que estabelece o exercício do controle social nas ações de saúde pública.

Publicado em Diário Oficial do Recife, no último dia 30 de abril, o Regulamento da Conferência prevê a participação de representantes dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores de saúde de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Município. O evento é dividido em três etapas: 18 plenárias microrregionais, sendo 3 por cada Distrito Sanitário; 6 plenárias distritais e a etapa municipal. Nas plenárias microrregionais, serão eleitos os pré-delegados que concorrerão, nas etapas distritais, às vagas de delegados para Conferência Municipal.

De acordo com o Regulamento, o objetivo da Conferência é definir diretrizes e prioridades para a atuação do controle social no acompanhamento das ações da Secretaria de Saúde, visando o fortalecimento do SUS e da qualidade de vida da população. Para o coordenador do Conselho de Saúde do Recife, Diego Pessoa, o evento representa uma conquista da população. “A Conferência é a máxima expressão da participação popular no SUS. Por isso, a avaliação do Plano Municipal de Saúde é a garantia de que os anseios do povo serão contemplados nos próximos anos”, disse.

As inscrições para as 110 vagas de observadores da Conferência Municipal de Saúde serão realizadas somente no dia 3 de julho, a partir das 9h. Os interessados deverão enviar nome completo e RG para o e-mail 10conferenciasaude@gmail.com e aguardar a confirmação. Outras informações pelo telefone (81) 3355-2095.