NOTÍCIAS

| 11.05.11 - 17h35

Orquestra Sinfônica do Recife homenageia Teatro de Santa Isabel pelos seus 161 anos

O concerto, com entrada franca, irá lembrar também o centenário da morte do compositor Gustav Mahler

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) volta a se apresentar na próxima quarta-feira (18), às 20h, no Teatro de Santa Isabel. A ocasião marca o aniversário de 161 anos do Teatro e lembra também os 100 anos da morte do compositor austríaco Gustav Mahler. Regida pelo maestro Osman Gioia, a OSR irá executar duas peças escolhidas especialmente para a data.

O repertório escolhido inclui o “Adagietto da 5ª Sinfonia”, de Gustav Mahler, que ficou famoso graças à sua utilização na trilha sonora do filme “Morte em Veneza”, de Luchino Visconti. A segunda peça da noite será “Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov, uma suíte sinfônica composta em 1888, baseado no livro das Mil e Uma Noites. “É considerada a obra mais popular do compositor e foi apontada para homenagear o Teatro de Santa Isabel por ter grande representatividade para música mundial, as artes cênicas e dança”, comenta maestro Osmam Gioia. A peça, composta por 4 movimentos, contará com a participação da solista de violino Renata Simões.

Saiba mais sobre a história do Santa Isabel aqui.

Sobre os compositores:

Gustav Mahler
(1860 – 1911)- Compositor e regente austríaco, nascido na Boêmia - A música de Mahler, misteriosamente romântica e moderna com sua escrita inovadora, exerceu grande influência na geração seguinte de compositores. Depois de passado por períodos de relativo esquecimento sua obra ressurge com toda força a partir da década de 1950. Há Exatamente 100 anos, no dia 18 de Maio de 1911, morre o compositor deixando inacabada a sua Décima Sinfonia.

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908) – Compositor russo, passou os primeiros anos de sua infância em uma mansão rural, onde se familiarizou com as canções folclóricas russas e a música de igreja que iriam influenciar sua obra. Sobrinho de um almirante ingressou aos 12 anos na Academia Naval de São Petersburgo; treis anos depois começou a estudar seriamente piano e composição. Em 1871 foi nomeado professor de composição e orquestração do Conservatório desta cidade cargo que manteve durante toda a sua vida. Em 1874 foi também nomeado diretor da Escola de Música Livre de São Petersburgo. Rimsky-Korsakov é considerado o fundador da escola russa de composição e suas obras propiciaram considerável avanço na música nacional russa.

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: 18 de maio
Onde: Teatro Santa Isabel
Horário: 20h
Entrada franca
Informações: 3355.6594