NOTÍCIAS

Cultura | 11.05.11 - 15h43

Programa Bolsa Escola promove palestra com filhos de beneficiárias

Essa é a primeira vez que a ação será direcionada a esse público

O programa Bolsa Escola, em parceria com o Escola que Protege, realiza, nesta quinta-feira (12), uma palestra que irá tratar questões como o Bullying, a violência, o respeito aos mais velhos e danos ao patrimônio. O evento é direcionado a crianças e jovens, filhos de beneficiárias do Bolsa Escola. A iniciativa acontece, a partir das 14h, no Centro de Formação Educador Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Essa é a primeira vez que a palestra será realizada com os filhos das beneficiárias. Ao todo, 70 estudantes da Escola Municipal Reitor João Alfredo participarão da discussão.

A parceria tem como objetivo proporcionar oficinas e palestras que abordem problemas da vida familiar, como violência, trabalho infantil, drogas e etc. A iniciativa acontece uma vez por mês. Em abril, cerca de 70 mães beneficiárias da Escola Municipal Reitor João Alfredo, localizada na RPA-1, discutiram temas como drogas, abuso sexual, maus-tratos e agressividade.

Bolsa Escola - O Bolsa Escola foi implantado em 1997 nas instituições de ensino da Rede Municipal do Recife. Mais de seis mil famílias estão incluídas no programa, com um investimento mensal de mais de R$ 2,7 milhões. Para ser incluído ou permanecer no programa, é necessário que os alunos tenham entre seis e 15 anos de idade, estejam matriculados em uma das escolas do Recife, tenham renda familiar per capita de um terço do salário mínimo e morem com os pais.

Escola que Protege - O projeto atende famílias em situação de violência que são encaminhadas pela Rede de Proteção, através do acompanhamento psicossocial e pedagógico. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação do Recife, em ação conjunta com as secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Segurança Cidadã e Escolas Municipais, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, Juizado Criminal, Ministério Publico e Conselhos Tutelares.

ASSUNTOS: