NOTÍCIAS

| 11.05.18 - 16h08

PCR recebe certificado do Sebrae por ações de apoio ao empreendedorismo e aos negócios

img_alt

Geraldo Julio recebeu certificado nesta sexta-feira (11) em encontro com presidente do Sebrae, Josias Albuquerque. Recife atingiu nota máxima estipulada pela entidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As ações para desburocratizar a formalização de novas empresas e facilitar a atuação dos pequenos e médios empresários renderam à Prefeitura do Recife o reconhecimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pelas políticas implantadas na gestão. Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito Geraldo Julio recebeu um certificado das mãos do presidente do Sebrae, Josias Albuquerque. O Recife atingiu a nota máxima estipulada pelo Sebrae.

Com a desburocratização e a simplificação de processos, a Prefeitura conseguiu reduzir o tempo de formalização de novas empresas de 100 dias para 72 horas. Outro ponto de destaque foi a implantação da Sala do Empreendedor do Recife, que hoje atende no edifício-sede da PCR, na Avenida Norte, no Compaz Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna. A sala é um espaço voltado para os micro e pequenos empreendedores, com o objetivo de orientá-los sobre temas como linhas de financiamento, cursos de aperfeiçoamento e concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias.

Em meio à crise econômica, que deixou mais de 13 milhões de pessoas desempregadas no País, o prefeito pontuou a importância da gestão investir nos microempreendedores para incentivar o mercado de trabalho. "Ficamos muito felizes por sermos um dos dez municípios do Estado a conseguir esse prêmio. As ações que implementamos ajudam muita gente, sobretudo neste período de crise, quando os empregos de carteira assinada sumiram no Brasil e muitas pessoas estão procurando saídas por meio do empreendedorismo", avaliou o gestor.

A iniciativa é um gesto feito anualmente pelo Sebrae, com base no Sistema de Monitoramento da Lei Geral das Micro e Pequena Empresa, para medir o esforço dos municípios brasileiros na implantação de políticas de apoio ao segmento. Em 2017, outros nove municípios pernambucanos foram agraciados com o certificado: Olinda, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bezerros, Cabrobó, Camaragibe, Gravatá, Itapissuma e Limoeiro.

O presidente do Sebrae, Josias Albuquerque, destacou o apoio que a gestão municipal tem dado para beneficiar as pequenas, médias e microempresas. "Estamos aqui hoje parar conhecer as ações da Prefeitura em prol das pequenas e médias empresas, e até das microempresas. Para o Sebrae, é muito gratificante ver que a autoridade pública está se dedicando a este segmento", grifou.