Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 11.05.18 - 18h48

Secretaria de Educação realiza entrega de certificado de curso de drones

img_alt

Ao todo 46 servidores municipais receberam formação em regulamentação e praticas de pilotagem. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura do Recife através da Secretaria de Educação, realizou a entrega do certificado do curso de pilotagem de Drones para servidores municiais. O evento foi realizado no Auditório da Prefeitura e contou com a presença do Secretário de Educação Alexandre Rebêlo, Inez Perruci, Gerente Geral de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas representando a Escola de Governo da Prefeitura, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente Bruno Schwambach e o Secretário de Mobilidade e Controle Urbano João Braga.

O curso foi oferecido pela Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação em parceria com a Escola de Governo da PCR para 46 servidores municipais, além de representantes da Policia Militar de Pernambuco e Policia Federal. O curso tem como objetivo qualificar os servidores para a navegação segura no espaço aéreo em aeronaves não tripuladas do tipo drone, com a perspectiva do desenvolvimento de projetos e ações que venham a contribuir na resolução de problemas urbanos, bem como na ampliação dos conhecimentos científicos do público atendido pela Prefeitura do Recife, em especial estudantes da Rede Municipal de Ensino. 

Durante o curso, os participantes conheceram a história do drone, que data desde a II Guerra Mundial, a Legislação pertinente, que é regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além das práticas de pilotagem.O Secretário de Educação do Recife Alexandre Rebelo destacou a importância do curso. “Esse equipamento é extremamente importante por todas as aplicações práticas das diversas áreas da prefeitura que ele pode compreender, e como ele pode atender as necessidades do dia a dia, mas o mais importante é o que represente essa tecnologia para nossos estudantes”, destacou.

Diretor-executivo de Tecnologia na Educação, o professor Francisco Luiz dos Santos, também ressaltou a importância da capacitação. “Nossos drones fazem parte do projeto Robótica na escola, que é dividido em três linhas, e os drones fazem parte justamente da linha três, a mais avançada, com os robôs prontos, humanóides. O grande desafio com esses equipamentos é integrá-los nas aulas de robótica”, afirmou.

Inez Perruci, Gerente Geral de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas representando a Escola de Governo da Prefeitura também destacou a ação. “Estamos muito felizes com essa parceria e o quanto é importante para a prefeitura trazer inovações e capacitação para seus servidores para atuarem de forma diferenciada, ajudando a gestão a ter mais efetividade nas suas ações, finalizou.

Também participaram do evento as Secretaria de Planejamento Urbano, Secretaria de Segurança Urbana, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Companhia de Trânsito e Transporte.