NOTÍCIAS

| 11.06.14 - 10h07

Vigilância Sanitária capacita comerciantes que vão trabalhar no São João

Objetivo é oferecer alimentos com qualidade aos consumidores

Comerciantes informais que vão trabalhar nos polos juninos do Barro, Bongi, San Martin, Jardim São Paulo e Areias participaram, na tarde desta terça-feira (10), na Biblioteca de Afogados, de uma capacitação promovida pela Vigilância Sanitária (Visa) do Recife, da Secretaria Municipal de Saúde. O principal assunto abordado foi a qualidade dos alimentos a serem oferecidos aos consumidores.

Os barraqueiros receberam algumas instruções, como evitar adornos (colares, brincos e anéis); usar roupas limpas, de preferência de cor branca e proteger os alimentos da poeira, saliva, insetos e do sol, que podem causar contaminação. Além disso, eles aprenderam também sobre a conservação dos alimentos e higienização durante a manipulação e oferta ao público.

“É muito importante aprender sobre o armazenamento dos alimentos porque estaremos nos arraiais, trabalhando para as pessoas, e queremos vender um produto com qualidade, para ter lucro”, afirmou Rebeca Cristina, que vai montar uma barraquinha no polo San Martin.

Plantão – Durante o Período Junino, a Vigilância Sanitária do Recife contará com equipes de plantonistas formadas por 26 inspetores, que atuarão nos casos de surtos transmitidos por alimentos. Os agentes deverão proceder a coleta de alimentos para análise, no Laboratório Municipal de Saúde Pública, que também funcionará em regime de plantão de sobreaviso.