Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 11.07.18 - 16h43

Festival Nacional do Frevo chega à sua grande final

img_alt

A partir das 19h desta sexta-feira (13), os 12 finalistas do concurso promovido pela Prefeitura do Recife se apresentam no palco do Teatro de Santa Isabel, num espetáculo gratuito, comandado pela orquestra do maestro Edson Rodrigues, com participação do Balé Popular do Recife. Final será transmitida pela internet (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Concurso musical realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, com objetivo de assegurar renovação e fôlego ao gênero musical que é um dos principais pilares da cultura pernambucana, o Festival Nacional do Frevo chega ao fim nesta sexta-feira (13).

A grande celebração à cultura pernambucana e a um de seus maiores símbolos começa às 19h, no Teatro de Santa Isabel. O evento será gratuito e aberto ao público. Para retirar o ingresso na bilheteria do teatro e entrar na torcida, basta chegar uma hora antes do início da apresentação.

Os candidatos irão se apresentar acompanhados de coral feminino e da orquestra regida pelo consagrado maestro Edson Rodrigues, com exceção dos finalistas da categoria Frevo Livre Instrumental - Autoral, que se apresentarão com formação e músicos próprios, conforme previsto em edital.

Entre as exibições de uma categoria e outra, a plateia será premiada também com a execução de frevos clássicos, que já ganharam as ruas e os corações recifenses há décadas. Ao final das apresentações dos candidatos, antes do anúncio do resultado final, tem mais atração: o Balé Popular do Recife fará uma breve apresentação de frevo, celebrando também o frevo dança, derivado dos golpes da capoeira, mistura de luta e alegria.

Votação - Quem não puder comparecer, não vai perder nem um detalhe do evento. A final terá transmissão em tempo real no perfil da Prefeitura do Recife no Facebook, para ninguém ficar de fora.

Além de torcer, o público pode participar da seleção dos vencedores. Antes e até durante a final, internautas de todo o país poderão conhecer cada uma das 12 músicas finalistas e votar nas suas preferidas. Tudo isso no site do concurso: http://festivalnacionaldofrevo.recife.pe.gov.br. O voto popular irá compor a pontuação final de cada candidato.

Finalistas – Revelando uma heterogênea, mas fiel amostra da produção de frevo pernambucana atual, o Festival Nacional do Frevo, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, atraiu desde renomados compositores, como o maestro Duda, até talentos ainda desconhecidos, a maioria jovens músicos, com muito a contribuir para a cultura pernambucana.

Ao todo, foram contabilizadas 274 inscrições. As categorias que tiveram mais inscritos foram Frevo Canção, com 121 músicas, e Frevo de Rua, com 66.

Na noite desta sexta-feira, irão se apresentar 12 finalistas de quatro categorias: Frevo de Bloco, Frevo de Rua, Frevo Canção e Frevo Livre Instrumental – Autoral. Os seguintes candidatos foram selecionados em três eliminatórias, nos dias 11 e 18 de maio e no dia 3 de julho, nas duas unidades do Compaz e no Paço do Frevo: 

 

Categoria Frevo de Bloco
Tempo de Saudade, de Luiz Guimarães

Matando Saudade, de Luiz Gonzaga de Castro

No Primeiro Dia do Nosso Amor, de Lourenço Gato e Flávio Souza


Categoria Frevo de Rua
Adriana no Frevo e Cia., de Parrô Mello

Sapecando, de Marcos FM

Alvoroçado, de Bené Sena

 

Categoria Frevo Canção

Sabor de Rum Hortelã Café, de Edinho Queirós

Frevo Bregado, de Carlos de Melo Brasil

Claudionor, o Menino do Frevo, de Bráulio de Castro e João Araújo


Categoria Frevo Livre Instrumental - Autoral
Tubarão no Circo, de Zé Freire

Frevo da Amizade, de Ronaldo Batata

Primeiro de Maio, de Romero Bomfim

 

Premiação - Para fomentar a cadeia produtiva do frevo, o Festival Nacional do Frevo irá assegurar material de trabalho e palco para os vencedores. Os primeiros colocados nas quatro categorias participarão da grade de programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2018 e do Carnaval do Recife 2019 e ganharão ainda uma gravação audiovisual (15 horas em estúdio) da música que defenderam.

Os segundo e terceiro lugares também participarão da grade do próximo Carnaval do Recife, sendo que o segundo colocado ganhará também uma gravação master da sua música vencedora (10 horas de estúdio). Haverá premiação ainda para o melhor arranjo e o melhor intérprete do concurso, que serão contemplados com a gravação de uma música.

Saiba mais sobre os compositores dos 12 frevos que serão apresentados na final do Festival Nacional do Frevo, no próximo dia 13 de julho, no Teatro de Santa Isabel.

 

CATEGORIA FREVO DE BLOCO

Tempo de Saudade – Composição e Arranjo: Luiz Guimarães

 

Médico, compositor, escritor e poeta, Luiz Guimarães já participou de inúmeros festivais. Como produtor cultural, já divulgou mais de 80 CDs, muitos deles dedicados ao frevo pernambucano, com artistas como Capiba, Getulio Cavalcanti, Coral Edgard Moraes, Jota Michiles, entre outros. Ocupa a Cadeira nº 17 da Academia Pernambucana de Música, sucedendo Luiz Bandeira, cujo Patrono é Luiz Gonzaga.

 

Matando Saudade – Composição: Luiz Gonzaga de Castro (Arranjo de Bozó 7 Cordas)

 

Luiz Gonzaga de Castro é professor universitário, mas prefere se creditado como folião pernambucano. Foi membro do Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco. Possui treze frevos gravados, de rua ede bloco. Já foi premiado no Concurso de Música Carnavalesca de Pernambuco. Ardoroso defensor do frevo, é um dos fundadores e diretores da Orquestra Paranampuká, que prestigia compositores pouco executados nas ruas do Recife e Olinda. Compôs Matando Saudade há muitos anos, quando residia em São Paulo

 

No Primeiro Dia do Nosso Amor – Composição: Lourenço Gato e Flávio Souza (Arranjo de Fábio Valois)

 

Cantor e compositor pernambucano, Lourenço Gato tem músicas gravadas por grandes artistas como Claudionor Germano, Alceu Valença, Banda de Pau e Corda, Quinteto Violado entre outros. Já participoude diversos concursos musicais e, entre os troféus que conquistou está o primeiro lugar do Abraça Brasil com a música Estrela de Salú.  Sua música mais conhecida pelo grande público é O tarado da Sé, que compôs em parceria com Luciano Padilha e João Sales. Já Flávio de Souza é compositor e cantor pernambucano, com vários prêmios em festivais de música, como o Abraça Brasil, em que se classificou emprimeiro lugar no ano de 2014. Flávio também compõe trilhas sonoras para programas de televisão.

 

CATEGORIA FREVO DE RUA

Adriana no Frevo e Cia. - Composição e Arranjo: Parrô Mello

 

Saxofonista, clarinetista, arranjador, compositor e produtor, graduado em Música pela UFPE e Pós Graduado pela UNINTE, o maestro Parrô Mello já foi finalista de vários festivais de música de Pernambuco, defendendo canções como Coroação e Nação Elefante. Além disso, produz e toca com vários artistas, como DJ Dolores e Ylana Queiroga. O frevo que defenderá foi composto há oito anos, em homenagem a Adriana do Frevo e sua Companhia: Brasil por Dança.

 

Sapecando - Composição e Arranjo: Marcos FM

 

Marcos FM é professor do Conservatório Pernambucano de Música e do Centro de Educação Musical de Olinda, leciona contrabaixo elétrico, arranjo, entre outras disciplinas. Marcos é também o maestro da Banda Sinfônica do Conservatório. Formado em Licenciatura em Música pela UFPE, lidera a Orquestra Quebramar e já foi premiado como o melhor arranjador no concurso de música carnavalesca pernambucana em 2007. É autor do livro Arranjando o Frevo de Rua e está escrevendo, junto a Climério de Oliveira, o segundo livro: Batuque Book de Frevo, que conta a história do ritmo.

 

Alvoroçado - Composição e Arranjo: Bené Sena

 

Bené Sena é guitarrista, compositor, arranjador e professor. Trabalhou com diversos artistas, como Alcymar Monteiro, André Rio, Roberto Menescal, Spok, Morais Moreira, Elba Ramalho, Biafra, Cristina Amaral, entre outros. Como arranjador, fez seu primeiro trabalho no CD Bloco Troças e Foliões, de André Rio. Também trabalha como professor na Escola Técnica Estadual de Criatividade. Possui cerca de30 composições nos gêneros frevo, choro e baião. Já foi vencedor de outros concursos de música carnavalesca.

 

CATEGORIA FREVO CANÇÃO

 

Sabor de Rum Hortelã Café - Composição e Arranjo: Edinho Queirós (Arranjo de Fábio Valois)

 

Cantor, compositor, violonista, arranjador e produtor, iniciou sua carreira em Macau. Canta desde os 12 anos e dedicou boa parte de sua carreira à defesa do frevo, gênero pelo qual nutre especial carinho desde quando ouvia, ainda criança de colo, seu pai cantarolar frevos de Nelson Ferreira e Capiba. De lá para cá, adquiriu uma vasta e eclética experiência musical, tanto no Brasil como na Itália, país em que morou por 10 anos, com vários discos lançados. 

 

Frevo Bregado - Composição: Carlos de Melo Brasil (Arranjo de Marcos FM)

 

Vencedor de concursos de passista quando criança, Carlos de Melo Brasil tornou-se compositor por lazer. Em 2013, inscreveu-se no primeiro concurso de música de Carnaval, já tendo sido premiado com o frevo de rua João do Loro. De lá para cá, participou de várias outras competições musicais, colecionando muitos prêmios. Participou do CD do Galo da Madrugada, em homenagem a Ariano Suassuna, em 2013 com o frevo Pernambucano de Coração, além de ter sua música Voz do Frevo Gravada por Nonô Germano.

 

Claudionor, o Menino do Frevo - Composição: Bráulio de Castro e João Araújo (Arranjo de Fábio Valois)

 

Natural de Bom Jardim, Bráulio herdou do avô a paixão pelo frevo. Seu interesse por música nasceu junto com ele, mas só começou a virar profissão quando o compositor mudou-se para o Recife. Aosdezoito anos, Bráulio teve a sua primeira composição gravada. Não por acaso, um frevo. E não parou mais. Entre os grandes intérpretes de suas canções estão Claudionor Germano, Nando Cordel, Elza Soares, Luiz Gonzaga, Noite Ilustrada, entre muitos outros. Também coleciona participações e troféus em concursos de música.

 

CATEGORIA FREVO LIVRE INSTRUMENTAL – AUTORAL


Tubarão no Circo - Composição e Arranjo: Zé Freire

 

Zé Freire começou a tocar violão aos 11 anos influenciado pelo pai. Aos 13, entrou na escola Municipal de Artes João Pernambuco, na Várzea, bairro onde foi criado e formou-se em Música pela UFPE, em 2011. Desde então vem compondo e tocando com diversos grupos e em festivais como o FEMUCIC 2015 (PR) e Festival de Cultura Mostra na Roda 2017, entre outros. Também atua como professor de violão, guitarra, prática de conjunto e harmonia.

 

Frevo da Amizade – Composição e Arranjo: Ronaldo Batata

 

Nascido em São Paulo, Ronaldo Batata mora atualmente em Santa Luiza, no município de Belo Jardim. Compositor, arranjador e guitarrista, começou a tocar em bandas de baile, há 30 anos. Filho de músicos, deu os primeiros passos sozinho, tendo depois estudado música no Instituto Federal de Pernambuco. Já integrou o grupo Flor do Mandacaru, e o Asas da América. Tocou também com o célebre mestre Camarão. A música é seu sustento, vocação e alegria.

 

Primeiro de Maio – Composição: Romero Bomfim (Arranjo de Parrô Mello)

 

Músico, pedagogo e mestrando em Música, Educação e Sociedade pela UFPE, Romero nasceu e criou-se no Recife. O primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi o clarinete, depois passou a estudar sax-tenor e, com ele, enveredou pela vida profissional. Saxofonista e arranjador, participou de CDs e DVDs de diversos artistas. Também atuou como educador em vários projetos sociais, defendendo a música como caminho. Hoje integra o Quinteto Arraial, o Bloco Lírico Cordas e Retalhos, além de ser professor e coordenador da BL Music.