Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 11.08.16 - 16h40

Alunos da rede municipal apresentam trabalhos artísticos em Mostra de Talentos

img_alt

Evento marca o Dia do Estudante e reúne cerca de 850 alunos de 25 unidades de ensino (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife comemora o Dia do Estudante, nesta quinta-feira (11), com uma programação especial. Durante todo o dia, cerca de 850 alunos participam da 2ª Mostra de Talentos dos Estudantes, organizada pela Secretaria de Educação na Escola de Formação Professor Paulo Freire, na Madalena. O objetivo do evento, que inclui a apresentação de trabalhos em áreas como música, dança, teatro, poesia, vídeos, arte e literatura, é valorizar os talentos e promover o protagonismo estudantil nas unidades de ensino.

No total, a Mostra conta com a participação de 25 escolas de Anos Iniciais, Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pela manhã, foi a vez das unidades de ensino de Anos Iniciais, que incluem os alunos do 1º ao 5º ano. A equipe da Escola Municipal do Alto do Pascoal apresentou a peça "A Ratinha Vaidosa", baseada no livro homônimo. Na história, uma ratinha é cortejada por vários animais, até que aceita se casar  justamente com um gato, que tenta devorá-la. Ela é salva por um rato e os dois se casam. “A professora fez a pesquisa do texto e nós ensaiamos durante uma semana. Estou gostando muito de estar aqui", disse o aluno Ygor Félix, do 4º ano.

Ao som da canção "Leão do Norte", parceria de Lenine e Paulo César Pinheiro, estudantes da Escola Municipal Menino Jesus, situada em Boa Viagem, apresentaram um número de dança. "Preparamos os trajes para fazer referência a diversos elementos da cultura pernambucana, como o frevo e o forró, e também a artistas como Luiz Gonzaga e Mestre Vitalino", explica a professora Ana Cláudia. Outro grupo da Menino Jesus cantou a música "Aquarela", de Toquinho e Vinícius de Moraes.

Já a Escola Municipal Karla Patrícia, também de Boa Viagem, usou as músicas "Planeta Água", de Guilherme Arantes, e "Margarida Perfumada", da Timbalada, para uma apresentação de dança orientada pelo professor Geraldo José de Sales. De acordo com a estudante Lauane Maria, do 8º ano, a escola tem aulas de dança e é a segunda vez que os alunos se apresentam fora da unidade de ensino. Gosto muito de dançar. É bom até para nossa condição física porque a gente faz alongamento e fica mais resistente", diz. 

À tarde é a vez das oito escolas de Anos Finais e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidade/Superdotação (NAAH/S), representados por 320 alunos. O evento acontece também à noite, das 19h às 21h30, com os trabalhos desenvolvidos por 135 estudantes das turmas de EJA de sete escolas.