Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Emprego e Qualificação | 11.08.17 - 18h54

Novos alunos recebem as boas vindas nas escolas profissionalizantes da PCR

img_alt

Aulas começaram na segunda-feira (7) para os cerca de 3,8 mil estudantes matriculados em um dos 66 cursos oferecidos. (Crédito: Carlos Augusto/PCR)

 

“Meu sonho é trabalhar com confeitaria. Em apenas uma semana, aprendi a fazer bolo e torta de morango”. Dona Marilúcia Silva dos Santos começou na segunda-feira (7) as aulas no curso de curso de Doces e Salgados na Escola Profissionalizante Anexa ao Sindicato dos Tecelões, e pretende se aperfeiçoar nas artes culinárias. “O aprendizado está muito acelerado. Eu já sabia fazer coxinha e empada e me matriculei na escola para me aperfeiçoar e aprender tudo o que eu puder”, afirma.

Assim como Marilúcia, cerca de 3,8 mil alunos novos alunos iniciaram, nesta semana, as aulas dos cursos profissionalizantes da Prefeitura do Recife, e receberam as boas vindas da equipe de gestores e professores. “Amo cozinhar e fazer pratos de panela como feijoada e dobradinha. Nas aulas, já aprendi a fazer cupcake e bolo de morango”, conta dona Antônia Dias, que pretende se especializar em delivery. “Estou amando as aulas, há muito tempo que eu queria fazer. Agora, vou seguir em frente nos estudos”, diz.

A professora Josete Ribeiro, que trabalha na educação profissionalizante desde 2006, explica que as aulas têm forte componente prático. “No primeiro dia de aula, fazemos as demonstrações e, a partir daí, os alunos começam a meter a mão na massa. Na primeira semana, trabalhamos com tortas de maçã e cupcakes”, diz.

Situada na rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, a Escola Profissionalizante Anexa ao Sindicato dos Tecelões tem 175 alunos, com aulas pela manhã e à tarde. “Oferecemos cursos de Confeitaria, Doces e Salgados, Culinária, Corte e Costura e Assistente Administrativo”, informa a diretora Rejane Martins. Para o segundo semestre deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife disponibilizou 3.808 vagas em 66 cursos gratuitos, nas áreas de Administração, Informática, Indústria, Vestuário, Construção Civil, Beleza, Alimentação, Artes e Idiomas.