NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 11.09.15 - 10h21

PCR abre inscrições para seminário sobre bibliotecas

Evento acontece no próximo dia 18 e vai debater questões como uso, acervo e gestão dos espaços de leitura

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Bibliotecas Vivas e Comunidades: Criando Espaços de Cidadania Ativa. O evento vai promover um dia de construção coletiva, através de palestras e debates com profissionais de bibliotecas inovadoras. Os interessados em participar devem enviar nome completo, RG, idade e nome da instituição que integram para o e-mail bibliotecasecomunidades@gmail.com. As inscrições vão até o dia 17. O encontro será realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, das 8h às 16h. Mais informações através dos telefones (81) 3355-8829 e 3355-8634.

O seminário será dividido em dois momentos. Pela manhã, acontecem as palestras sobre espaços de leitura inovadores no Brasil e na Colômbia. Serão apresentadas as experiências das bibliotecas parque de San Javier, em Medelín, Manguinhos, no Rio de Janeiro, e Villa Lobos em São Paulo. À tarde, o público presente poderá participar da escuta pública que contará com três eixos temáticos: uso e programação, acervo e gestão.

As bibliotecas têm assumido novos papeis no contexto de evolução das cidades e contribuído para que todos tenham acesso à leitura e à cultura. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana, está recuperando as bibliotecas municipais de Afogados e Casa Amarela. Os espaços serão entregues à população totalmente reformados, o que proporcionará mais conforto e qualidade aos usuários. Em breve, também serão inauguradas duas novas bibliotecas na cidade. As unidades funcionarão nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) que estão sendo construídos no Alto Santa Terezinha e Cordeiro.