Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.09.18 - 21h40

Catadores recebem informações sobre os cuidados com a saúde

img_alt

PCR promove o 1º encontro para falar dos riscos da atividade. (Foto: Cortesia)

 


Oitenta catadores de oito cooperativas de reciclagem da capital pernambucana e de outros municípios da Região Metropolitana agora estão mais bem informados sobre os principais riscos da atividade para sua saúde e como podem prevenir doenças e acidentes. Durante esta terça-feira (11), eles compareceram ao I Seminário de Saúde e Trabalho para Catadores (as) de Materiais Recicláveis, promovido pela Prefeitura do Recife, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro, com a intersetorialidade de várias secretarias municipais, além da Secretaria de Saúde do Recife.

Organizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde, o evento trouxe informações importantes para a prevenção de doenças e acidentes. Os cuidados com ambientes onde podem haver circulação de ratos, escorpiões e até o mosquito Aedes aegypti foram fatores de riscos apresentados, com orientações sobre como lidar com essas situações. A catadora e presidente da Cooperativa Padre José Cevats, Vânia Joaquina da Silva, 50 anos, que está na atividade desde os 13 anos, se emocionou ao falar da oportunidade. “Antes nem se falava nessa profissão e agora estamos em um seminário só para falarmos da saúde do catador”, ressaltou. “Vim para este evento sem saber que tinha tantos riscos e agora já sei de várias formas de prevenção”, acrescentou. “No futuro vamos ser vistos como uma atividade que cuida do meio ambiente”, disse.

“É fundamental que os trabalhadores tenham conhecimento dos riscos a que estão expostos, para a melhoria da qualidade de vida no trabalho”, destacou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, lembrando que as ações de incentivo à melhoria às condições de trabalho já é uma rotina do Cerest. A secretária da Mulher, Cida Pedrosa, reforçou que a proteção da saúde dos trabalhadores, numa intervenção intersetorial, é eficaz para a melhoria da saúde das classes trabalhadoras. Um dos assuntos tratados no Seminário foi a violência contra a mulher que também interfere no desempenho profissional.

“A quantidade de secretarias e órgãos envolvidos no evento mostra a importância do tema para a administração municipal. Nossa secretaria pensa o desenvolvimento da cidade de forma sustentável e, nesse sentido, a atividade dos catadores e catadoras é importante como forma de produzir e gerar renda”, destacou a secretária executiva de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Cristiane Guedes.

Também marcaram presença o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, a assessora sócio-ambiental da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Jane Cristina Correia, a gerente de Integração Sócio-Ambiental da Secretaria de Planejamento Urbano, Maria do Socorro Cavalcanti, o representante do Fórum do Lixo e Cidania (Flic), Bertrand Alencar, e o coordenador da Comissão do Trabalhador do Conselho Municipal de Saúde, Euclides Monteiro Neto.

Testes rápidos - Na ocasião, os trabalhadores também puderam realizar aferição da pressão arterial, testagem rápida para HIV, Sífilis e hepatites B e C. Quem fez os exames pode pegar os resultados com 30 minutos. Para os casos positivos já receberam orientações sobre o tratamento na Rede Municipal.

Cadeia produtiva - Os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, atuando nas atividades de coleta seletiva, através da triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem nas cidades. Além disso, colaboram para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, na medida em que abastecem as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou em outras cadeias produtivas, em substituição ao uso de matérias-primas virgem.

Sua atuação, em muitos casos, é realizada sob condições adversas. Por esse motivo, o catador acaba sendo exposto a variações climáticas e riscos ambientais e de acidentes na manipulação do material, podendo vir a adquirir doenças.