NOTÍCIAS

Cultura | 11.10.11 - 16h21

João da Costa prestigia posse do novo reitor da UFPE

Gestor municipal deu as boas-vindas a Anísio Brasileiro e destacou a importância da instituição

Por Kellen Lima

O prefeito João da Costa prestigiou, na manhã desta terça-feira (11) a posse do novo reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, que estará à frente da instituição pelos próximos quatro anos. O ato aconteceu no Centro de Convenções da instituição e contou com a presença do governador Eduardo Campos, do senador Humberto Costa e de outras autoridades. Também foi empossado como vice-reitor o professor Sílvio Romero de Barros Marques. Anísio Brasileiro substitui Amaro Lins, que ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos.

Na ocasião, o prefeito relembrou os tempos em comum de militância estudantil, dentro da universidade. “Aprendi muito com Anísio, nos tempos de estudante. Hoje, como prefeito não posso deixar de agradecer a esta universidade pelo trabalho profícuo realizado em benefício da coletividade. Desejo que a nova reitoria realize um grande trabalho, especialmente no momento em que a nossa cidade se insere em um contexto econômico de grande prosperidade e precisaremos do apoio desta instituição para os estudos que envolvem as cadeias produtivas, fundamentais para tornar o Recife uma cidade cada vez mais prestadora de serviços”, disse João da Costa.

Após ser oficialmente empossado e tomar a posição da presidência da mesa, Anísio Brasileiro falou sobre o momento. “É com imensa alegria e honra que assumo a atribuição de conduzir esta instituição tão importante para a sociedade”, disse.

Por sua vez, Eduardo Campos exprimiu seu reconhecimento pelos serviços prestados pela UFPE à sociedade. “A universidade abriu suas portas para os alunos da rede pública de ensino, em um amplo aperfeiçoamento de políticas públicas que, certamente, irão ter continuidade sob o comando de Anísio”, ressaltou.

Novo reitor – Graduado e pós-graduado em Engenharia, Anísio Brasileiro é professor associado da mesma área, pela UFPE. Dentre suas metas estão à valorização do ensino da Graduação e Pós-graduação; criação de um plano de aceleração acadêmica; incentivo à pesquisa aplicada e à inovação tecnológica, assim como a modernização da gestão, dentre outras, a serem aplicadas nos três campi da UFPE.