Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 11.10.17 - 14h58

Prefeitura do Recife promove Colóquios de Pesquisa e Inovação em Educação

Secretaria de Educação traz evento internacional pela primeira vez na América Latina e ocupará Teatro Luiz Mendonça com palestra de acadêmicos ligados à Bordeaux Montaigne e Universidade Nova de Lisboa

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizará dois Colóquios de Pesquisa e Inovação em Educação em outubro. O primeiro, que acontecerá dia 18, é fruto de uma parceria da Prefeitura com a Rede Internacional e Interdisciplinar para os Desafios e Usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (EUTIC) , evento internacional realizado pela primeira vez na América Latina. Já o segundo vai ser realizado dentro da programação da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), no dia 23. As inscrições para ambos os colóquios são gratuitas e abertas ao público, que devem fazer suas inscrições prévias pela Internet.

O primeiro encontro será promovido, dia 18, das 14h às 18h30, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, e oferecerá ao público duas palestras; uma com o tema “Les cultures numériques et les dimensions du réel: voyages entre rationnel et symbolique” (Culturas numéricas e as dimensões do Real: Viagens entre racional e simbólico), ministrada pela professora Lise Vieira, da Université Bordeaux Montaigne e a outra “Instrumentos e estratégias digitais para melhorar competências de leitura: projeto Voluntários de Leitura em Portugal e no Brasil”, ministrada pelo professor Carlos Correia, da Universidade Nova de Lisboa.

O segundo Colóquio será realizado no dia 23, das 15h às 16h30, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)/ Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para este encontro o tema da palestra vai ser “Tecnologia e Sustentabilidade”, ministrada por Francisco Luiz dos Santos, diretor executivo de Tecnologia na Educação da Secretaria de Educação do Recife e pelos professores Álfio Mascaro, Gestor da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, da Secretaria de Educação do Recife, e Zenaide Nunes, Gestora do Jardim Botânico.

Os colóquios têm como objetivo incentivar e orientar professores a desenvolverem pesquisas acadêmicas em Tecnologia na Educação, com vistas à inovação da prática pedagógica na escola, fomentar a produção científica na Rede de Educação do Recife, além de proporcionar debate com professores; estudantes de graduação e pós- graduação e público geral, sobre temas relacionados à educação.

EUTIC - Em sua primeira edição no Brasil, o 13º EUTIC tem como tema “Cultura Digital e Aprendizagens Cruzadas” e levantará a questão das intersecções, travessias e interconexões favorecidas pelo desenvolvimento das utilizações da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que ajudam a conectar pessoas, sistemas e otimizar o acesso a recursos de informação e comunicação ao reduzir significativamente as restrições de tempo e espaço.


Serviço:

Secretaria de Educação promove dois Colóquios em Outubro. EUTIC acontecerá pela primeira vez na América Latina

As inscrições para os colóquios são gratuitas, abertas ao público e devem ser feitas previamente pela Internet.

Dia 18 – Rede Internacional e Interdisciplinar para os desafios e usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (EUTIC),

Horário 14h às 18h30

Local - Teatro Luiz Mendonça/ Parque Dona Lindu – Boa Viagem

Palestra 1- “Les cultures numériques et les dimensions du réel: voyages entre rationnel et symbolique” – Lise Vieira/ Université Bordeaux Montaigne

Palestra 2 - “Instrumentos e estratégias digitais para melhorar competências de leitura: projeto Voluntários de Leitura em Portugal e no Brasil” - Carlos Correia, da Universidade Nova de Lisboa.

Para se inscrever - CLIQUE AQUI

 

Dia 23 – “Tecnologia e Sustentabilidade”

Horário: 15h às 1630

Local - Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)/ Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Palestrantes:
Francisco Luiz dos Santos, diretor executivo de Tecnologia na Educação da Secretaria de Educação do Recife
Professor Álfio Mascaro, Gestor da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, da Secretaria de Educação do Recife,
Zenaide Nunes, Gestora do Jardim Botânico.

Para se inscrever - CLIQUE AQUI