NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 11.10.17 - 12h53

Procon Recife orienta sobre a compra de brinquedos para o Dia das Crianças

Quem se sentir lesado pode registrar uma reclamação junto ao órgão de defesa do consumidor da Prefeitura do Recife, por meio do telefone 0800 28 11 311

 

Com a chegada do Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira (12), a procura por produtos eletrônicos e brinquedos aumenta nas lojas e o consumidor precisa ficar atento em relação aos produtos que pretende adquirir para os pequenos. O Procon Recife orienta as pessoas sobre uma série de cuidados básicos que podem evitar problemas com as compras.

A primeira dica é verificar a indicação da faixa etária do brinquedo e se o mesmo possui o selo do Inmetro e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), que atestam a qualidade dos produtos e garantem maior segurança. Outra observação importante é sobre produtos importados, que precisam trazer informações em língua portuguesa e se a embalagem informa os eventuais riscos que o brinquedo pode apresentar as crianças.

Quanto aos brinquedos eletrônicos ou mecânicos, o Procon Recife recomenda que os consumidores testem o funcionamento destes produtos antes de concretizar a compra, observando o modo de funcionamento e se eles requerem pilha ou bateria.

Se a compra for feita pela internet, telefone ou catálogo, o consumidor poderá desistir no prazo máximo de sete dias constados a partir do recebimento do produto, sem precisar justificar o motivo da desistência, pois esta é uma garantia prevista no Código de Proteção e Defesa ao Consumidor para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, onde o consumidor não tem acesso ao produto no momento da compra.

Ainda sobre as compras realizadas fora da loja, também é importante observar o prazo estipulado para entrega. Este tem que ser informado no momento da compra. É importante que o consumidor fique atento ao prazo, evitando assim, que o produto chegue após a data desejada.

ATENDIMENTO - Quem se sentir lesado pode registrar uma reclamação junto ao Procon Recife, por meio do telefone 0800 28 11 311, além do e-mail procon@recife.pe.gov.br. O órgão é localizado na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e atende o público das 8h às 13h. Há também os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado na avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha, e no Compaz Escritor Ariano Suassuna, que fica na avenida General San Martin, s/n, esquina com a Abdias de Carvalho.