NOTÍCIAS

Cultura | 11.11.14 - 09h10

PCR formou nova turma de jovens capacitados pelo Núcleo Comunitário de Defesa Civil

Evento foi realizado na tarde desta segunda-feira (10), em Casa Amarela. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Cerca de trinta jovens que moram em áreas de risco na localidade do Morro da Conceição participaram de uma cerimônia de formatura do projeto Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), na tarde desta segunda-feira (10). Na ocasião, os adolescentes receberam o certificado de participação nas capacitações de defesa civil, cidadania, meio ambiente e resiliência e nas oficinas de arte em mosaico, reciclagem, teatro, percussão e maracatu, totalizando cerca de 160 horas/aula.

Durante a formatura, o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Cassio Sinomar, ressaltou a importância do Nudec. "Esse evento não é um encerramento, mas sim o início de um novo ciclo. A partir de agora, esses jovens capacitados vão transmitir o que aprenderam durante as oficinas para a sociedade e serão nossos olhos nos morros. Eles têm muito a contribuir com o trabalho das equipes da Defesa Civil", explicou.

Uma peça teatral protagonizada pelos próprios concluintes abordando situações do dia a dia vividas por quem mora em áreas de morro foi apresentada durante o evento, que homenageou o escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna e contou com a presença de uma de suas filhas, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.

“Gostei muito de participar do Nudec e de conhecer pessoas novas. Gostaria que todos os jovens que moram nos morros tivessem a oportunidade de ser agente jovem de Defesa Civil para aprender tudo que foi ensinado nas aulas”, comemorou um dos concluintes, Alisson Rodrigo, de 13 anos. Para o presidente do Conselho de Moradores do Morro da Conceição, Laudiniz Júnior, o projeto é muito valioso para a comunidade. “O Nudec dá oportunidade para os jovens, ocupando-os com atividades educativas e afastando-os do mundo da criminalidade”, disse.

NUDEC - O Nudec é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, que capacita crianças e adolescentes para atuarem como agentes multiplicadores de práticas seguras nas áreas de risco, a partir de cursos e oficinas de diferentes temáticas ministradas ao longo de cinco meses. O principal objetivo é estimular o olhar dos jovens para as comunidades onde vivem e também ajudá-los a entender de que forma eles podem se adaptar a esse cenário de forma resiliente.

Ao todo, cerca de 120 jovens estão sendo atendidos pelo Nudec, que também concluiu as atividades nas localidades da Linha do Tiro e da Lagoa Encantada no início deste mês e segue em curso na Várzea. No ano passado, um projeto piloto foi executado na Guabiraba capacitando 30 jovens.