NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 11.11.15 - 17h45

Conselho do Plano Recife 500 Anos é constituído com 60 representantes da sociedade

img_alt

O prefeito Geraldo Julio participou do evento, promovido pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), nesta quarta-feira. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)


O Recife deu um novo e importante passo para a construção do desenvolvimento a longo prazo da cidade. Nesta quarta-feira (11), foi constituído o Conselho Consultivo do Plano Recife 500 Anos com a posse de 60 representantes da sociedade, cuja missão será acompanhar, fiscalizar e propor melhorias nos produtos gerados pela equipe técnica da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), à frente da elaboração do plano de futuro que tem como marco temporal 12 de março de 2037, data na qual Recife completa 500 anos. O prefeito Geraldo Julio participou do evento, que foi conduzido pelo diretor da ARIES e coordenador da iniciativa, Guilherme Cavalcanti, e contou com explanações da economista Tânia Bacelar sobre o Recife hoje e do diretor da consultoria Macroplan, Alexandre Mattos, sobre os possíveis cenários de futuro para a cidade. A reunião foi realizada durante a manhã e início da tarde no Recife Praia Hotel, no Pina.

"Esse é mais um instrumento importante de participação do recifense na elaboração desse plano Recife 500 Anos, que é um primeiro plano de longo prazo que a cidade vai ter elaborado por todos os recifenses. Então, esse instrumento aqui é importante, é um debate qualificado. A gente disponibilizou uma série de informações, de dados que já foram levantados e daqui para frente essas pessoas vão ter um papel importante, trazendo contribuições para que o Recife 500 Anos seja um plano do recifense para a nossa cidade", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que é um dos membros do Conselho Consultivo do Plano Recife 500 Anos.

""Esse é mais um instrumento importante de participação do recifense na elaboração desse plano Recife 500 Anos, que é um primeiro plano de longo prazo que a cidade vai ter elaborado por todos."

O Conselho Consultivo é formado por representantes da sociedade civil organizada, de movimentos sociais, de universidades, do poder público, da iniciativa privada e demais entidades representativas da população do Recife. A participação dos conselheiros no processo de construção do Recife 500 Anos já iniciada no encontro de hoje e se dará em mais quatro encontros específicos. Cada um dos conselheiros terá acesso ao material produzido pela equipe técnica da ARIES para análise prévia às reuniões.

Durante a posse realizada hoje, o coordenador do plano Recife 500 Anos, Guilherme Cavalcanti, apresentou a metodologia e o processo de construção da iniciativa. "A gente abre uma nova etapa, uma etapa de ainda mais colaboração com vários setores de vários segmentos da cidade. A ideia é que a gente tenha um canal permanentemente aberto onde não só a gente consiga, através dos conselheiros, acessar toda a cidade, mas também criar uma via pavimentada para que a cidade acesse o projeto", pontuou.

A cada próximo encontro, o grupo discutirá uma etapa do plano, sendo elas: visão de futuro e aprofundamento da estratégia; projetos, investimentos e diretrizes para o plano de futuro da cidade; consolidação do plano e modelo de governança. Até o final do plano deverão ocorrer mais quatro encontros.

Fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, o Recife 500 Anos visa o planejamento estratégico da cidade para os próximos 22 anos, quando o Recife será a primeira capital do Brasil a completar oficialmente cinco séculos de existência. O resultado final do plano deve ser apresentado no início do segundo semestre do próximo ano.

Oficinas de Futuro - Parte integrante da elaboração da Visão de Futuro do Plano Recife 500 Anos, a ARIES promoveu uma escuta popular. Cada uma das seis Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade foi ouvida sobre o Recife que a população espera encontrar em 2037. Ao todo 848 pessoas participaram ativamente dos encontros que foram iniciados no dia 21 de outubro e o último evento realizado na última segunda-feira (09/11). A escuta incluiu a participação dos representantes do Plano de Regularização das Zonas Especiais (PREZEIS) e de conselhos setoriais.

Recife 500 Anos - Um projeto de futuro que tem como marco temporal 12 de março de 2037, data em que Recife completa 500 anos. O projeto visa estruturar um plano estratégico para o desenvolvimento ordenado da cidade sob a perspectiva da inclusão e desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, espaço urbano e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente. Todo o processo de construção é realizado em conjunto com a população, que possui papel fundamental em todas as fases da sua elaboração. A iniciativa é pioneira e acontece em parceria entre poder público e sociedade organizada, por meio da Prefeitura do Recife e o Núcleo de Gestão do Porto Digital.

Sobre a ARIES - O desafio de conduzir o processo de construção do Recife 500 Anos está sob os cuidados da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) por meio de um contrato de gestão firmado entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. O trabalho está dividido em três etapas: desenvolvimento do Plano Recife 500 Anos; estruturação dessa nova governança que atuará como guardiã da estratégia de longo prazo; e a promoção de espaços de antecipação de futuro, experimentos que permitam ao Recifense ter no tempo presente um vislumbre do que podemos construir para o futuro. Saiba mais detalhes sobre o trabalho da ARIES e do Recife 500 Anos no Facebook: ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia, ou no site www.recife500anos.com.br.