NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 11.11.17 - 17h21

Mais Vida Nos Morros está pintando o Morro da Conceição de azul e branco

img_alt

Prefeito acompanhou mutirão de pintura de casas neste sábado (11). Moradores do bairro conhecido pela tradicional Festa do Morro escolheram as cores de Nossa Senhora da Conceição para o projeto (Foto: Andréa Rêgo Barrks/PCR)

 

O azul e o branco, cores que remetem à Nossa Senhora da Conceição, já tomam conta da paisagem no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Na manhã deste sábado (11), o local recebeu mais um mutirão do projeto Mais Vida Nos Morros. A ação da Prefeitura do Recife, executada pela Secretaria de Infraestrutura e Habitação, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, está no bairro há cerca de duas semanas e vai pintar 600 casas até o início da Festa do Morro. O projeto é o modelo de gestão pública colaborativa, cidadania e desenvolvimento sustentável, para as áreas de morros do Recife.O prefeito Geraldo Julio esteve no local e acompanhou de perto a ação, junto com moradores e com o padre Renato Azevedo, pároco do Santuário do Morro da Conceição. 

“Preparando aqui o Morro da Conceição pra a grande festa da Santa, vamos ter a oportunidade de ver aqui 600 casas todas pintadas, com todo mundo engajado. Só hoje vi aqui mais de 50 pessoas pintando suas casas de azul e branco. O morro vai ficar muito bonito, já está ficando muito bonito. Tenho certeza que a festa esse ano vai ser muito bonita também, feita pelo povo do Recife e por aqueles que tem fé.”, declarou o prefeito Geraldo Julio sobre a iniciativa que tem como objetivo despertar uma mudança de comportamento em relação às questões urbanas e ambientais, e já beneficiou o Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho e Três Carneiros/Ibura.

O Morro é a 6º região a ser atendida pelo projeto, que também está acontecendo no Alto de Santa Isabel, já em fase de conclusão. Para Josebraine Costa, moradora do Morro, o projeto chegou em boa hora. “Foi ótimo receber as tintas, e logo perto de começar a festa daqui do Morro da Conceição. As casas estão ficando lindas. Já estou pensando em como fazer para a minha também ficar tão bonita quanto a dos vizinhos. Estou muito feliz com essa mudança”, disse animada.

A ação, que já atendeu 2.100 famílias de áreas de morro do Recife, conta com a participação da iniciativa privada através das Tintas Iquine, Armazéns Coral, Concrepoxi Artefatos, Grupo Asa e empresa Soll. Além da pintura das casas, o projeto leva também para os morros e altos do Recife hortas comunitárias diferenciadas, parklets, áreas de convivência, minhocários para compostagem do lixo orgânico, eliminação de pontos de acúmulo de lixo, arte urbana, paisagismo e humanização das ruas. 

Um dos objetivos da iniciativa é também o fomento do desenvolvimento econômico local. Além da transformação urbana e ambiental, serão implantadas ações de empreendedorismo, economia criativa, inclusão produtiva e microcrédito orientado, juntamente com o engajamento e a mobilização dos próprios moradores, que é a marca principal do projeto. A Prefeitura do Recife participa com a elaboração do projeto, orientação técnica e a acompanhamento das ações.

Outra mudança promovida pelo Mais Vida nos Morros é transformar lugares de confinamento de lixo em locais de lazer e convivência, hortas orgânicas e parklets. As escadarias também serão revitalizadas com retraços de cerâmica colorida, tornando o ambiente mais harmônico, tornando o morador um grande protagonista da transformação em sua comunidade, despertando o sentimento de comunidade e o orgulho com o seu território.