NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 11.11.17 - 15h56

Mutirão Recife em Ação chega a Campo Grande com obra para eliminar ponto de alagamento

img_alt

Prefeito Geraldo Julio acompanhou o mutirão de serviços integrados e vistoriou a obra na rua Jerônimo Vilela, na manhã deste sábado (11) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Uma manhã de intensas atividades e serviços para a população. Foi assim mais uma edição do mutirão Recife em Ação, que aconteceu neste sábado (11), e levou serviços de diversas secretarias municipais, beneficiando a população com intervenções de infraestrutura, limpeza urbana e iluminação pública, manutenção de ruas, assistência social, educação, saúde, cidadania e muito mais. O prefeito Geraldo Julio visitou a comunidade, vistoriou as obras e acompanhou de perto os serviços do mutirão que ocorreu desde as 8h na Escola Municipal Professora Jandira Botelho Pereira, localizada na Rua Farias Neves, em Campo Grande.

“Mais um mutirão, agora em Campo Grande. Este ano vamos chegar a 36 mutirões realizados. Aqui temos serviços diversos de saúde, de educação, retirada de carteira profissional, registro de identidade, realização de exames. Aqui também tivemos uma obra de drenagem muito importante que vai combater um ponto crítico de alagamento, o que atrapalhava muito o trânsito. A Emlurb também está aqui na rua, fazendo capinação, limpeza, um cuidado geral aqui no bairro”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

O bairro está recebendo uma obra estruturadora para equacionar um ponto crítico de acúmulo de água na Rua Jerônimo Vilela. A intervenção tem investimento de R$ 280 mil reais e vai ajudar a mobilidade e segurança na área. As obras acontecem no trecho localizado entre as ruas do Machado e Franklin Távora, e visam melhorar o escoamento da via em dias de chuva, proporcionando mais conforto e mobilidade para quem transita pelo local. O projeto prevê a implantação de uma nova galeria paralela à existente, com extensão de 200 metros, além da construção de nove poços de visita. O prefeito também visitou a Praça, 20 de julho, que foi requalificada, com a recuperação dos brinquedos, pintura completa, poda, reforma do campo de futebol, com novas barras e redes e instalação de nova iluminação, tanto na praça quanto no campo.

A Escola Municipal Professora Jandira Botelho Pereira sediou o polo de serviços do evento. Uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde do Recife realizando teste de glicemia, aferição de pressão arterial e falando sobre prevenção de doenças e saúde bucal. O mamógrafo móvel da Prefeitura do Recife também esteve presente atendendo às mulheres da comunidade.

Os moradores do bairro tiveram foram informados e atendidos em diversas áreas como direitos da mulher, orientação jurídica, empregabilidade e prevenção às drogas. O Procon Recife esteve atendendo a população garantindo o acesso ao direito dos consumidores. Durante o mutirão, a população ainda pode cadastrar, atualizar e receber orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal,c como o Bolsa Família e retirar segunda via de documentos como RG e Certidão de Nascimento.

Para Altay Gondim, moradora da área, a ação como um todo é muito importante. “Muito necessário para nós, população de baixa renda que não podemos acessar várias dessas coisas, como um médico por exemplo. Também estamos vendo as transformações ao redor, como todo esse serviço de limpeza e de reparos que estão acontecendo. Nosso bairro já está mais organizado, mais limpo e com outro visual”, afirmou a dona de casa.

Complementando as ações do mutirão, também houve reforço na limpeza da área, com varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. Além disso, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) e o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife ofereceram vacinação anti-rábica para cães e gatos, e ainda houve agendamento de castrações para os caninos e felinos, além de campanha educativa sobre os direitos dos animais.