NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.14 - 16h43

Oficina de capacitação em Gestão de Riscos é realizada no Recife

Na manhã de hoje (11), participantes conheceram o trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec)

Técnicos de Defesa Civil de vários municípios e Estados das regiões Norte e Nordeste estão no Recife participando de uma oficina de capacitação em Gestão de Riscos, promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil. Durante a manhã de hoje, os participantes conheceram o trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) e visitaram áreas de morro na Zona Norte da cidade.

A geomanta impermeabilizante de PVC aplicada em encostas, o programa Parceria nos Morros e o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) foram algumas das iniciativas da Sedec apresentadas aos participantes da capacitação. Além disso, eles conheceram as demais ações da Operação Inverno como o monitoramento das áreas de risco a partir das vistorias técnicas, as palestras educativas realizadas nas escolas, a execução de obras de contenção e as ações de comunicações porta a porta.

Além do Recife, a capacitação em Gestão de Riscos foi realizada em Porto Alegre, São Paulo e Brasília. De acordo com a representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Maria Cristina Dantas, as cidades foram escolhidas pela representatividade de suas atuações no âmbito da prevenção de desastres.