Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 11.12.20 - 20h13

PCR promove curso de manutenção de bicicletas para população em situação de rua

img_alt

As aulas são voltadas para o público atendido pelo Centro POP e Abrigo Noturno Irmã Dulce (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSJPDDH) e da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, inicia, na próxima segunda-feira (14), a segunda turma do curso de manutenção de bicicletas para as pessoas em situação de rua atendidas pela rede de cuidado socioassistencial do município. A iniciativa acontece em parceria com a Pastoral do Povo da Rua. Diante da preocupação com o distanciamento social devido à pandemia de covid-19, um total de 13 alunos serão beneficiados, sendo que cinco deles já concluíram as aulas e receberam, nesta sexta-feira (11), a certificação. A segunda turma terá início na segunda-feira (14), na Escola Profissionalizante Dom Bosco, localizada na Avenida Norte, no bairro de Casa Amarela.
 
"O objetivo das aulas é promover a possibilidade de acesso à renda, bem como proporcionar educação para a conquista da autonomia, visando a construção de novos projetos de vida e a saída das ruas", reforça Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife. O projeto é voltado para pessoas em situação de rua que são acompanhadas pelos serviços do Centro POP e pela Pastoral do Povo da Rua, além de estarem acolhidos no Abrigo Noturno Irmã Dulce. As aulas acontecem das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, por cinco dias. Na conclusão, os alunos recebem um certificado e um kit com ferramentas para que possam iniciar a nova atividade o quanto antes. 
 
“A função do poder público é cuidar daqueles que mais precisam, não apenas no sentido assistencialista, mas também para construir cidadãos que não precisem depender de ninguém. Com o curso, estamos dando oportunidade a essas pessoas, permitindo que elas cresçam como cidadãos e como indivíduos capazes de gerir suas vidas e construir seu futuro”, completa o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior.

ASSISTÊNCIA  - O Centro POP (Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua) é um equipamento que oferece às pessoas em situação de rua atendimento e atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares. O município do Recife dispõe de duas unidades de atendimento especializado a este público: Centro POP Glória, localizado na Rua Bernardo Gruimarães, nº 135 , em Santo Amaro; e Centro POP Neusa Gomes, que fica na Rua Dr. João Coimbra, nº 66, na Madalena. Os Centros POP são equipamentos aos quais a pessoa em situação de rua pode se dirigir para ter acesso a determinadas demandas mais emergenciais ou serem encaminhados para ele pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social de Rua (SEAS). Os dois equipamentos funcionam de segunda até sexta-feira, das 8h às 17h.